Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Bluemerang: doação de objetos pelo Facebook rende descontos em lojas e restaurantes

Por Débora Spitzcovsky Atualizado em 21 dez 2016, 10h24 - Publicado em 9 set 2014, 11h16

bluemerang-doacoes-objetos-facebook-descontos-lojas-restaurantes-560

Roupas, brinquedos, livros, móveis… Tem objetos em casa para doação e está sem tempo de levá-los para alguma instituição (ou está com preguiça mesmo)? Então, talvez, a iniciativa Bluemerang possa ajudá-lo. Trata-se de uma ferramenta online que conecta pessoas que querem doar a entidades que precisam de doações.

Funciona assim: os interessados acessam o perfil da Bluemerang no Facebook, enviam uma mensagem privada aos organizadores informando nome, endereço e os objetos que querem doar e agendam uma data para retirada dos itens. Por enquanto, a equipe só atende em São Paulo.

As doações são, então, encaminhadas para entidades parceiras da Bluemerang – entre elas, o Exército da Salvação. Para saber qual organização foi beneficiada com seus objetos, o doador só precisa rastrear os itens, a partir do código entregue pela equipe da iniciativa no momento da retirada.

E tem mais! O nome da iniciativa não é à toa: Bluemerang é uma referência ao objeto voador boomerang, para passar a mensagem de que “tudo que vai, volta”. É que aqueles que participam da iniciativa fazendo doações acumulam pontos que podem ser trocados por descontos em lojas e restaurantes parceiros. Entre eles, a King Sneakers, Mundo Corrido e Your Id e o restaurante Juca Alemão.

Continua após a publicidade

Há quem critique oferecer benefícios para quem faz as doações, alegando que boas ações devem ser feitas por pura solidariedadee não esperando algo em troca. Para quem não curte a ideia, fica a dica: por que não usar os descontos nas lojas e restaurantes para comprar roupas, sapatos ou mesmo um prato de comida para quem, realmente, precisa?

Assista, abaixo, ao vídeo da iniciativa.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=BenkD8NNsSU?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Foto: Prime Tambayong/Creative Commons/Flickr

Leia também:
Restaurantes dão desconto para quem doar livros
Designer holandês cria saco para ‘descarte’ de objetos em bom estado
Suas horas de trabalho voluntário podem valer ingressos para grandes shows
Por que doar faz bem pra saúde
Swap-O-Matic: máquina automática permite troca de objetos
Livros para doação podem pegar carona com o motoboy da pizza
Como organizar uma feira de trocas solidárias?

Continua após a publicidade
Publicidade