Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Choque de galáxias produz ponto de exclamação gigante no universo

Por Ana Carolina Prado Atualizado em 21 dez 2016, 10h36 - Publicado em 16 ago 2011, 20h31

O universo também produz suas artes. Esse ponto de exclamação cósmico (ou pirulito cósmico gigante de ponta-cabeça) aí em cima foi o resultado da colisão entre duas galáxias – a VV 340 Norte e a VV 340 Sul, localizada a 450 milhões de anos-luz da Terra.  Daqui a milhões de anos, essas duas espirais se fundirão. Cientistas acreditam que o mesmo deve ocorrer com a Via Láctea e a Andrômeda, mas isso levaria bilhões, e não milhões, de anos. Os dados foram coletados pelo Telescópio Espacial Hubble e pelo Observatório de Raio-X Chandra da Nasa.

A VV 340 é classificada como uma Galáxia Luminosa Infravermelha (LIRG, em inglês) por causa da emissão intensa de radiação desse tipo. Os cientistas ainda estão tentando entender por que isso acontece, mas o fato é que essas galáxias emitem dezenas de vezes mais energia do que uma galáxia comum. Acredita-se que a fonte dessa energia venha de um buraco negro supermassivo que esteja crescendo ativamente ou de uma intensa explosão de formação estelar. Os dados coletados pelos telescópios apoiam a primeira hipótese: o centro da VV 340 é fortemente obscurecido por poeira e gás, o que pode ser explicado pela presença de um buraco negro.

Via Daily Mail.