Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Destaques de 2010 da SUPER: Os maiores 15 minutos de fama de 2010

Por Redação Super
Atualizado em 21 dez 2016, 10h13 - Publicado em 16 dez 2010, 13h06

por Ana Prado
DA SUPERINTERESSANTE

Tem gente que alcança a fama porque faz vlogs ou cria algum blog brilhante. Outros, porque participam de reality shows e depois ficam atacando de DJ nas festas de outros famosos. Até aí, normal. Mas algumas pessoas encontram caminhos bem mais peculiares para chegar lá e ter seus 15 minutos de fama – seja xingando muito no Twitter, vomitando nos amigos ou integrando a disputa para ser um dos colírios da Capricho. Listamos os 10 casos que tiveram maior repercussão em 2010.

10- Lorena Schonbaschler Sorrer
A receita: defender os ídolos contra vlogueiros

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=uCP6JyrntGk&w=425&h=344]

Barraco no Twitter é coisa corriqueira que anima tardes chatas no trabalho e logo depois é esquecida. A confusão em questão foi entre o vlogueiro Felipe Neto e Fiuk, em julho, depois de um vídeo em que Felipe criticou as fãs do cantor. Só que uma fã catarinense, Lorena Schonbaschler Sorrer, de 13 anos, não deixou barato e resolveu defender Fiuk usando as mesmas armas de seu rival: gravou um vídeo chamado “Faz sentido, sim!”. Ali, falou em nome de todos os adolescentes que também gostam de Crepúsculo, Vida de Garoto e “Djordin Biber” – tudo o que o vlogueiro critica. O vídeo original teve mais de 700 mil acessos, o que foi ajudado pelo fato de o próprio Felipe Neto ter tuitado o link. Lorena ganhou alguma fama no Twitter e seu perfil tem mais de 3 mil seguidores.

9- Vivian, Juliana e Cícero, do Barraco de Sorocaba
A receita:
ser traída pelo marido, socar a amante e postar o vídeo do barraco na internet

Ser traído não é legal, mas, se você tiver uma mente engenhosa e vingativa, pode lhe render 15 minutos de fama. Foi o que aconteceu em julho com a advogada Vivian Almeida de Oliveira, de Sorocaba (interior paulista), que descobriu que seu marido Cícero Oliveira estava tendo um caso há cinco anos com sua melhor amiga, Juliana Cordeiro. Para se vingar, ela preparou uma armadilha: pegou cópias de emails trocados entre os dois, chamou a amiga para uma conversinha alto nível e escondeu uma câmera para filmar tudo. O encontro acabou em pancadaria, o vídeo foi parar no Youtube depois de ter sido publicado no perfil de Vivian no Orkut e virou o nacionalmente conhecido “Barraco de Sorocaba”. Rolou até mobilização na internet: as pessoas se dividiam entre o #teamjuliana e o #teamvivian.

8- Camilla Uckers
A receita: a “safadeza oculta

Continua após a publicidade

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=NX1EVxgXbP8&w=425&h=344]

Indignada com os jornalistas que erram o nome de sua banda preferida (um site de notícias trocou o nome “RBD” por “RDB”), a cearense Camilla Uckers resolver agir: em setembro, gravou um vídeo de protesto dizendo que aquilo era uma “safadeza oculta” e publicou no Youtube. O vídeo foi visto mais de 650 mil vezes, o termo virou moda e a menina foi chamada para várias entrevistas na TV. O canal de Camila no Youtube, porém, não se limita ao RD… RBD. Ela também manifesta suas opiniões sobre assuntos como o cancelamento do Enem e os colírios da revista Capricho.

7- Paulo Pokémon
A receita:
ser inscrito para ser um dos Colírios da revista Capricho

Em abril, rolava a Batalha dos Colírios da Capricho, votação online para escolher adolescentes bonitinhos que participariam de um reality show. Qual não foi a surpresa de todo mundo ao contatar que quem liderava o páreo não era um garoto com cabelinho ao estilo Justin Bieber com corpinho sarado, e sim um rapaz nerd inteiraço de 30 anos que era fã de Pokémon. Sua candidatura ao posto de Colírio (que não foi feita por ele, mas por um de seus fãs que o acompanhava nos fóruns do UOL) foi impedida porque ele era mais velho do que o permitido. Ainda assim, Paulo de Campos saiu no lucro e afirmou nunca ter recebido tantas cantadas de tantos tipos diferentes na vida.

6- Vuvuzela
A receita: irritar o mundo inteiro

Continua após a publicidade

Até a Copa do Mundo começar, quase ninguém tinha ouvido a palavra “vuvuzela” na vida. Mas foi só o mundo voltar os olhos e os ouvidos para a África do Sul que não se passou um dia sem ouvir o nome – e o som irritante – da corneta tradicional da África do Sul. O instrumento virou praga mundial e assistir aos jogos da Copa era como estar no meio de um enxame de abelhas. O Comitê Organizador da Copa do Mundo até cogitou proibir os torcedores de levá-lo aos estádios e multiplicavam-se os protestos no mundo inteiro contra aqueles que insistiam em usá-lo para produzir ruídos desagradáveis nos ouvidos alheios durante os jogos. Com o fim da Copa, felizmente, as vuvuzelas foram esquecidas.

5- Luís Carlos Marinho
A receita: xingar muito no Twitter

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=2s1w2NZrioE&w=425&h=344]

Em abril, a banda Restart marcou um pocket show gratuito na livraria FNAC, em São Paulo. Foi uma bagunça, mais de 3 mil fãs ansiosos esperaram um tempão para ver os ídolos de perto. Mas a banda cancelou o evento, o que provocou a revolta dos adolescentes. Entre eles estava o estudante Luís Carlos Marinho, que em um vídeorreportagem da Folha ameaçou: “Não vou perdoar. Vou xingar no Twitter hoje, muito”. Ele cumpriu a palavra e xingou mesmo. E sua frase virou bordão usado até hoje – até porque, convenhamos, o que existe de gente que vive de xingar muito no Twitter não está no gibi.

4- Aretuza
A receita: vomitar nos amigos (ou, segundo o novo vocabulário: aretuzar nos amigos)

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=GJd-lvGCc6Y&w=425&h=344]

Pessoas que conseguem fazer o próprio nome virar verbo merecem alguma consideração. Aretuza Zanoni, uma operadora de caixa de supermercado de 19 anos, conseguiu esse feito graças ao vídeo em que ela vomita no brinquedo de um parque de diversões no Rio de Janeiro. Gravado pelo seu namorado em outubro, teve mais de 2,7 milhões de acessos no Youtube e lhe rendeu convites para atacar de DJ em festas. Em uma entrevista, Aretuza, que cursa Administração, disse que iria tentar aproveitar a fama repentina para ficar ainda mais famosa, talvez virando atriz. Aham, Aretuza.

Continua após a publicidade

3- Georgia Massa
A receita: achar “uma puta falta de sacanagem”

No meio da confusão do cancelamento do show do Restart, outra adolescente colorida garantiu seus 15 minutos de fama. Na ocasião, Georgia Massa deu uma entrevista desesperada em que disse achar “uma puta falta de sacanagem” tudo aquilo. No desespero todo, confundiu “falta de respeito” com “puta sacanagem”. Aí pronto: virou trending topic no Twitter e daí para os 15 minutos de fama foi um pulo. O sucesso permitiu a realização de um sonho comum a muitos jovens coloridos(sic, rsss): Geórgia foi convidada vip para um show do Restart e chamada ao palco para receber o carinho do público.

2- Polvo Paul
A receita: prever os resultados de jogos


A Copa do Mundo de 2010 teve um profeta certeiro e improvável. O polvo Paul, molusco que vivia no Aquário Marinho de Oberhausen, na Alemanha, ficou famoso por ter feito previsões certeiras em relação a oito jogos da Copa do Mundo. O animal era colocado à frente de duas caixas com mexilhões, cada uma com a bandeira do time que disputaria a partida. Nos oito jogos para os quais foi feito esse ritual (todos os da Alemanha e a final, entre Espanha e Holanda), Paul escolheu a seleção que venceria. Emissoras de TV do mundo inteiro acompanharam as previsões e os acertos geraram várias ofertas de negócios – mas o aquário de Oberhausen não aceitou nenhuma delas. Talvez os 15 minutos de fama tivessem durado mais se não fosse a sua morte no dia 26 de outubro de 2010, por causas naturais. Nessa data, o mundo inteiro lhe prestou homenagem.

1- Quem: Larissa Riquelme
A receita: guardar o celular no decote

Além da vuvuzela, que irritou geral, e do Polvo Paul, que previa o futuro, a Copa do Mundo fez a modelo paraguaia Larissa Riquelme conseguiu alcançar seus 15 minutos de fama. Mas o truque de Riquelme foi algo bem mais simples que os outros dois ocupantes da lista que fizeram sucesso no mesmo período. Como ela conseguiu? Guardando o celular no decote e prometendo tirar a roupa se a seleção paraguaia fosse campeã. Ok, a atitude é simples, mas exige, é verdade, algo que nem todos possuem: beleza e, bom, seios avantajados. Não é para qualquer um, não. Larissa virou a musa da Copa e soube aproveitar bem a fama: viajou o mundo, posou nua (o Paraguai não ganhou a Copa, mas quem se importa?), fez comerciais. Ela desbancou Justin Bieber e lidera a lista de termos consultados no Google por internautas brasileiros em 2010. Que 15 minutos que nada! Riquelme é sucesso absoluto e, por isso, garantiu o primeiro lugar da nossa lista.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.