Clique e Assine por apenas 8,90/mês
Turma do Fundão Por Blog Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Semana de Halloween – Os 13 melhores monstros do cinema

Por turma-do-fundao - Atualizado em 4 jul 2018, 20h34 - Publicado em 28 out 2015, 15h00

Gabriel_Fagundesnoel_206Raul_Victor

O Halloween está chegando e, nessa época em que se celebra o macabro e o aterrorizante, é sempre bom lembrar-se daqueles icônicos seres da telona que nos fazem tremer nas nossas bases. Na lista abaixo, relembramos 13 criaturas que botaram medo em todo mundo no cinema.

Obs.: Vilões de filme de terror que são somente humanos assassinos não se qualificam!

1) Drácula

monstros_dracula

Começando com o vampiro mais famoso de toda a história, Drácula fez sucesso em inúmeras encarnações. Sua aparição original foi no livro Drácula de Bram Stoker, lançado em 1897. Daí em frente, o vampirão apareceu em vários filmes, seja em adaptações do romance em que originalmente apareceu ou, na maioria das vezes, em histórias que só incluem o personagem, mas não recontam a história de seu livro. Duas das aparições mais célebres foram em Nosferatu (1922), uma adaptação não autorizada de Drácula com nomes e lugares alterados, e Drácula (1931), filme no qual o personagem é interpretado por Bela Lugosi.

2) O Lobisomem

monstros_lobisomem

Em seguida temos o eterno “rival” do vampiro. O mito do Lobisomem tem várias adaptações no cinema, mas a que abordamos aqui é a clássica do filme Lobisomem de 1941: só se transforma em lua cheia, morre ao levar um tiro de bala de prata, etc. Esse tipo de lobisomem é, sem dúvida, o mais famoso e aparece no já mencionado filme de 1941 e seu remake de 2010.

Continua após a publicidade

3) O monstro de Frankenstein

monstros_frankenstein

Também surgido da literatura, o monstro feito de pedaços de corpos pelo Dr. Victor Frankenstein surgiu no romance Frankenstein ou o Moderno Prometeu, de Mary Shelley. A criatura tem sua retratação mais famosa em Frankenstein (1931). Contudo, o filme difere do livro e retrata o monstro como um ser monossilábico (originalmente, o monstro era inteligente, educado e gentil) pelo fato de um criado do Dr. Victor ter trocado o cérebro da criatura pelo de um doente mental. Porém existem vários outros filmes que se aproximam mais da obra literária, como Frankenstein de Mary Shelley (1994).

O filme original deu origem a várias continuações, como Bride of Frankenstein (1935) e Son of Frankenstein (1939), filmes “mash-ups” com outros monstros famosos como House of Frankenstein (1944), e remakes/reboots/paródias como Frankenweenie (2012) e Victor Frankenstein, que será lançado esse ano.

4) Regan MacNeil (possuída por Pazuzu)

monstros_exorcista

Regan era uma menina normal, doce, que amava muito sua mãe, mesmo no ambiente duro em que vivia. É claro, então, que foi uma surpresa quando subitamente a garota começa a agir de modo grotesco. Ela estava sob a influência do demônio Pazuzu. Assim é a protagonista do filme O Exorcista, considerado por muitos como um dos melhores filmes de terror já feitos.

O Exorcista é baseado no livro homônimo de William Peter Blatty (supostamente baseado em fatos reais), que também assinou o roteiro da adaptação. O filme e seu monstro se tornaram insanamente populares, sendo até hoje relembrados e ainda provocando medo nas pessoas. Houve três sequências, porém nenhuma delas fez tanto sucesso (ou foi tão boa) quanto o filme original.

5) Os zumbis de Romero

Continua após a publicidade

monstros_zumbis

Apesar de os zumbis terem sua primeira aparição em White Zombie (1932), foi The Night of the Living Dead (1968), de George A. Romero, que consagrou a criatura com as características que viraram a matriz do zumbi moderno. Por exemplo: morrer inevitavelmente com um tiro ou golpe na cabeça, se alimentar só de carne e andar lentamente.

Após este clássico, Romero fez Dawn of The Dead (1978), em que criticava o consumismo colocando os zumbis em um shopping. A última parte da trilogia foi Day Of The Dead (1985), que quebrou paradigmas ao ter um personagem negro como principal. A fórmula de Romero é usada até hoje em games, séries e livros.

6) Samara

monstros_samara

Samara Morgan (Sadako Yamamura em sua versão original japonesa), de O Chamado, tem todas as características que fantasmas têm em eu conceito original, e é isso que faz dela uma ótima representante da raça. Ela é uma humana que, como todo bom fantasma, sofreu uma morte injusta ou brutal e, negando-se a passar para outra dimensão, prendeu-se a algum objeto sólido para ficar nessa dimensão.

Assim foi com Samara, que morreu sendo empurrada em um poço por sua mãe adotiva e se prendeu a uma fita VHS, dando início a uma maldição terrível: todo mundo que assiste ao vídeo tem apenas sete dias de vida (tempo que Samara conseguiu ficar viva dentro do poço). A maldição só consegue ser quebrada se o indivíduo que viu a fita fizer com que outra pessoa veja a gravação dentro dos sete dias que lhe faltam.

7) Imhotep (A Múmia)

monstros_imhotep

Continua após a publicidade

Um filme com uma múmia como o vilão foi às telonas pela primeira vez em A Múmia (1932), no qual o vilão era Imhotep, um faraó fictício nomeado em homenagem a um egípcio considerado por muitos o primeiro arquiteto e engenheiro. Muito tempo depois, Imhotep deu as caras novamente como vilão no remake A Múmia (1999). Ele, além de estrelar filmes que ficaram muito conhecidos, também tem consigo poderes únicos que, na civilização egípcia, acreditavam-se ser uma dádiva entregue aos faraós pelos deuses.

8) Jason Voorhees

monstros_jason

Indo às telonas pela primeira vez em 1980 (porém somente aparecendo como o principal antagonista de seu filme um ano depois), Jason costuma ser fiel às suas sextas-feiras 13 e seu facão. É a franquia de terror com mais sequências, totalizando 12, com um impressionante total de 285 assassinatos. Jason é um assassino sobrenatural que teria morrido afogado devido à negligência dos monitores do Acampamento Crystal Lake. Por causa disso, suas vítimas prediletas são jovens monitores desse mesmo lugar.

Depois do sexto filme, Jason ganha habilidades de resistência e força que o deixam praticamente imortal. Sua icônica máscara de hóquei, porém, só veio a aparecer pela primeira vez em Sexta Feira 13 – Parte 3 (1982), já que ele precisava substituir o saco com um furo para o olho esquerdo que perdeu em uma briga no filme anterior.

9) Freddy Krueger

monstros_freddykrueger

“One, two, Freddy is coming for you”. A história de Freddy é bem tensa: sua mãe, Amanda, era enfermeira em um sanatório. Em certa ocasião, ela foi capturada e estuprada seguidamente pelos internos malucos. Quando foi resgatada, estava grávida de Freddy. O garoto cresceu e virou um molestador de crianças. Quando foi descoberto, escapou de uma condenação na Justiça, o que fez com que os pais das vítimas, revoltados, o queimassem vivo.

Freddy virou um tipo de espectro que mata violentamente no mundo dos sonhos (onde ele é imortal). Suas vítimas são adolescentes, filhos das pessoas que queimaram Freddy vivo. No quarto filme da franquia: A Hora do Pesadelo: O Mestre dos Sonhos (1988), o vilão começa a querer matar todas as crianças da sombria Rua Elm.

Continua após a publicidade

Freddy ficou tão famoso nos anos 80 que chegou a lançar um álbum. Mais recentemente, apareceu em Mortal Kombat 9 (2011) como um dos personagens jogáveis por meio de DLC. Após o fracasso de crítica do remake de 2010 e da grande perda em 2015 de seu criador, Wes Craven, parece que a franquia não volta às telonas tão cedo.

10) Godzilla

Godzilla, ou Gojira para os mais íntimos, teve sua primeira aparição no clássico filme de 1954 ゴジラ (Gojira) no qual foi inicialmente usado como metáfora para o medo das armas nucleares e dos seus desastres. O rei dos monstros, cujo nome é uma mistura de “gorila” com “baleia” em alusão à sua força e tamanho, já estrelou mais de 30 filmes e já apareceu em inúmeras séries, jogos, desenhos animados e músicas (como no hit da banda de hard rock Blue Öyster Cult, “Godzilla”). Por essas e outras, o rei dos Kaijus não poderia faltar nesta lista.

11) King Kong


monstros_kingkong

A criatura que habita a temida Ilha da Caveira não poderia deixar de ser mencionada. Apareceu pela primeira vez no filme de 1933 de mesmo nome, em que é descoberto por um cineasta fracassado que, na esperança de sair da miséria, pretende fazer uma filmagem na ilha de Kong. Ao encontrar o monstro, ele o leva para Nova York para lucrar com a criatura.

Kong logo se apaixona pela atriz principal do filme e, nesse amor de Romeu e Julieta, ele a arrasta ao topo do Empire State, onde é morto por vários aviões do exercito na clássica cena que estampa seu pôster. O rei dos primatas teve algumas outras aparições, uma delas até lutando com o Godzilla, já citado na lista. Também teve um remake em 2005 por Peter Jackson, porem não vingou e parece que, por enquanto, não retorna tão cedo.

12) Tubarão

monstros_tubarao

Continua após a publicidade

Realizado pelo mestre de ficção e efeitos especiais Steven Spielberg com base no livro de mesmo nome de Peter Benchley, Jaws é um filme de 1975 em que o xerife Brody (Roy Scheider) vai à procura da criatura que anda matando os banhistas de uma praia no sul da Califórnia.

Foi graças a problemas na produção com os animatronics dos predadores marítimos (carinhosamente apelidados de Bruce, nome do produtor) que Jaws se tornou tão icônico. As poucas aparições do monstro marítimo (junto à famosa e aclamada trilha sonora feita por John Williams) contribuem para criar aquele incrível ar de suspense que consagrou o filme. O longa teve três continuações, mas não chegaram nem perto do sucesso do filme de 75.

13) Diabo

monstros_diabo

Tá, antes dessa entrada, queremos deixar claro que não somos nenhum tipo de satanistas ou algo do tipo. Mas não dá pra fazer uma lista com os “melhores monstros” do cinema sem citar o primeiro monstro a ser retratado num filme de terror: Belzebu, Capiroto, Sete-Pele, Satã, Diabo, como preferir. Le Manoir du Diable, de 1896, é considerado o primeiro filme de terror já feito, com o seu monstro sendo Mephistopheles.

Daí em diante, o capeta foi retratado em inúmeras outras obras, seja em filmes de terror, comédias, dramas, filmes de ação e pelo menos um filme de herói. Uma das aparições mais legais foi em South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes (1999), em que o diabo é gay e tem um caso com Saddam Husseim.

MAIS SEMANA DE HALLOWEEN:
Os 5 personagens mais assustadores de Stephen King
5 filmes de terror baseados em fatos reais
3 aparições de fantasmas no cinema

Publicidade