Três bicicletas de plástico reciclado
Para tornar a bicicleta um meio de transporte ainda mais sustentável, alguns designers resolveram – por que não? – usar plástico reciclado como matéria-prima de seus modelos. Assim, além de saudável e livre de emissões, pedalar terá impacto ambiental ainda menor. Isso porque ao invés de fabricar um aro de metal, essas bikes reaproveitam o resíduo que seria jogado fora. Sem contar que o custo de produção é menor e elas ainda podem ser novamente recicladas depois de seu tempo de vida útil. Será que a moda pega? Confira:
Frii (foto)
Este modelo foi o trabalho de conclusão de curso de design industrial da israelense Dror Peleg. Ele é feito inteiramente de plástico, incluindo as rodas – menores do que as tradicionais, de vinte polegadas – e os pneus, feitos de um material maciço que não fura ou esvazia. Para fabricar a Frii, Peleg injetou em moldes uma mistura derretida de plásticos de vários tipos – no caso do banquinho há mais e um tamanho, para suportar pessoas de diferentes pesos e alturas. Para frear, o ciclista tem de pedalar para trás. Apesar de uma grande inovação, o designer reconhece que a Frii não suportaria terrenos muito irregulares fora da cidade e que seriam necessários alguns ajustes – como a rigidez do assento – para uma possível fabricação em grande escala.
Este conceito do designer norte-americano Matt Clark tem aro feito de polipropileno. Ele é composto de dois componentes de plástico reciclado, que foram unidos por moldagem. A estrutura triangular foi pensada para dar mais sustentação à toda a bike e distribuir seu peso. Os garfos traseiros também são de plástico e reforçados. De acordo com o blog Bike Commuters*, que fez um test drive do modelo, essa bicicleta é leve e firme. A idaia é fabricar modelos a partir de containers antigos de comida, garrafas ou outros polipropilenos descartados.
Valetudo
Desenhada por Alexander e Inga Peterson, a Valetudo é, na verdade, um triciclo. A armação de plástico reciclado é uma peça única, que protege os pedais e a engrenagem – feitos de metal – da ferrugem. Outros itens são componentes convencionais de bicicleta, ou seja, qualquer um pode resolver probleminhas que possam ocorrer. De acordo com os criadores, a Valetudo vai bem em cidades conhecidas por chuvas fortes, como o Rio de Janeiro. Uma coisa é certa: os pertences ficam protegidos nas duas bolsas laterais que já vem acopladas a ela.
Você compraria uma bike de plástico reciclado em prol do meio ambiente? Deixe um comentário!
Siga o Planeta Sustentável: