Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

A árvore artificial

Pedacinho de plástico consegue imitar o funcionamento das plantas de verdade

Por Inara Chayamiti
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 19 fev 2011, 22h00

A Terra tem aproximadamente 400 bilhões de árvores. Ou melhor: 400 bilhões e uma. Cientistas americanos conseguiram criar a primeira árvore artificial do mundo. Ela não faz fotossíntese, não dá frutos, não cresce nem se parece com uma planta. É um humilde pedacinho de hidrogel (mesmo material usado em lentes de contato) com apenas 6 centímetros de altura e 1 milímetro de espessura. Mas consegue reproduzir um dos maiores milagres da natureza: a capacidade que as árvores têm de desafiar a lei da gravidade e fazer a água subir sozinha da raiz até suas folhas – sem gastar nenhuma energia com isso.

Imagine quanta energia a maior árvore do planeta, a sequoia, precisaria gastar para levar a água do solo até o topo de seus 115 metros, altura de um prédio de 30 andares. Mas as árvores possuem o xilema, um conjunto de vasinhos bem finos que fazem a água subir sozinha.

É esse processo, essencial para a vida das árvores, que os cientistas conseguiram reproduzir. A tecnologia poderá ser usada em prédios (para que a água suba até os apartamentos sem gasto de energia), na descontaminação de solos poluídos e até em um novo tipo de usina hidrelétrica, que não dependeria de rios e barragens para obter um fluxo de água – pois a árvore artificial faria o líquido subir sozinho. “A nossa ‘planta’ teria força suficiente para puxar água a até 100 metros de altura”, afirma o cientista Abraham Stroock, da Universidade Cornell.

 

Continua após a publicidade

Pé de larangel
Material reproduz o transporte de nutrientes da raiz para as folhas

1. A chuva cai
Os pesquisadores pingam uma gota de água nesta placa de hidrogel, que é a raiz da planta artificial.

Continua após a publicidade

2. A gota se espalha
Ela se distribui por centenas de microcanais, que têm apenas 0,0001 cm de largura cada um – 20 vezes menos do que um fio de cabelo.

3. A água sobe
Neste espaço muito apertado, os átomos de oxigênio do plástico atraem o hidrogênio da água – e isso faz com que o líquido suba até a folha.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.