Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

A volta de Sérgio, o falsário

No total, ele ficou com dez saquinhos de 50 pérolas cada: nove saquinhos com as falsas e um com as genuínas.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 31 jan 2003, 22h00

Celso Miranda

Depois de chegar à conclusão que não valia a pena copiar moedas (ver Superlegal da edição de janeiro), Sérgio decidiu produzir pérolas falsas. A partir de 50 pérolas verdadeiras de um velho colar que tinha herdado da avó, o habilidoso falsificador conseguiu fabricar uma porção de cópias. No total, ele ficou com dez saquinhos de 50 pérolas cada: nove saquinhos com as falsas e um com as genuínas. Porém, eterno distraído, Sérgio misturou os saquinhos.

Sabendo que a única diferença entre as pérolas copiadas e as originais é o peso (a falsa pesa 1 g e a verdadeira pesa 10 mg a mais), Sérgio recorreu a uma balança de farmácia. Falsário, distraído, mas muito esperto, ele conseguiu separar as pérolas falsas das verdadeiras com apenas uma pesagem. Você sabe como ele fez?

Solução – A volta de Sérgio, o falsário

Ele numerou cada bolsinha de 1 a 10 e colocou na balança uma pérola da bolsa n0 1, duas pérolas da bolsa n0 2, três pérolas da bolsa n0 3 e assim por diante até a bolsa n0 10. No total ficaram 55 pérolas na balança. Se todas elas fossem falsas, o peso total seria 55 g (ou 55 000 mg). Mas sabe-se que uma pérola verdadeira pesa 10 mg a mais do que uma falsa. Então, se o peso indicado na balança for 55 010 mg, quer dizer que há uma e apenas uma pérola verdadeira na balança, logo seria a pérola da bolsa n0 1. Se o peso total for 55 020 mg, então há duas pérolas verdadeiras, o que implica que elas sejam da bolsa n0 2. E assim por diante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.