Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Alface doce e tomate diet

Vários pesquisadores do mundo inteiro estão transferindo os genes entre plantas e, com isso, obtendo uma alface doce, um tomate diet ou mesmo uma batata-doce sem amido.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 31 out 1992, 22h00

Daqui a alguns anos, quando for à feira, a dona de casa poderá escolher entre a alface tradicional e outra, adocicada. Ou então, uma nova versão diet. A previsão é do geneticista americano Phillip John, da Universidade de Berkeley, que conseguiu transferir, pela primeira vez com sucesso, genes de plantas tropicais, como a cana-de-açúcar, para células de alface e tomate. O gene estranho desencadeia a produção de um composto chamado monellin, que, apesar de doce, não esbanja calorias como o tomate comum. O cientista americano não está sozinho na corrida da engenharia genética. Pesquisadores do Instituto de Genética de Berlim, Alemanha, colocaram na batata-doce um intruso que inibe a produção da enzima ADP-glicose pirofosforilase. Essa enzima, normalmente, converte sacarose (açúcar) em amido. Como é barrada pelo novo gene, este preserva o açúcar, em vez de reduzir a sua produção.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.