Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Animal em extinção não sensibiliza ninguém

A maioria das pessoas continua achando que perda de biodiversidade é um problema "para o futuro"

Por Reinaldo José Lopes
Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 5 abr 2012, 22h00

Claro que todo mundo fica triste ou preocupado ao descobrir que uma espécie corre o risco de desaparecer. Mas acredite: evocar a imagem de um animal em extinção não é a melhor forma de convencer alguém a preservar a natureza. Quem entende de marketing garante que esse tipo de mensagem não funciona porque carrega uma carga negativa – a ideia de causa perdida, que desestimula a ação prática.

Não que a extinção de espécies deva ser deixada de lado, muito pelo contrário! Mas a prova de que os marqueteiros verdes estão certos, segundo eles mesmos, seriam as pesquisas de opinião que demonstram a insensibilidade geral para esse tema – apesar do bombardeio de mensagens preservacionistas baseadas na extinção. Um levantamento feito em 2010 na Europa revelou que mais de 70% dos europeus acreditam que a perda de biodiversidade é um problema “para o futuro”. Se é assim no Primeiro Mundo, imagine aqui no Brasil.

“As pessoas só protegerão a natureza por vontade, não por dever”, costuma pregar o pessoal da Futerra Sustainability Communications, uma agência britânica de marketing conservacionista que defende abordagens mais “positivas” da questão. Em vez de apelar para a extinção de espécies, dizem os marqueteiros, deveríamos destacar quão bonita, exótica e fascinante é a vida selvagem. Ou ressaltar os benefícios, inclusive financeiros, proporcionados pela preservação dos mares e das florestas. Segundo a Futerra, essas são mensagens que emocionam, despertam a curiosidade, estimulam o engajamento – bem mais eficientes e motivadoras.

 

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.