Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Antártida está ganhando mais gelo do que perdendo

Um estudo realizado pela NASA disse que a camada de gelo da Antártida está aumentando ao invés de diminuir. Mas isso não quer dizer que o aquecimento global é uma mentira

Por Ana Luísa Fernandes
Atualizado em 8 mar 2024, 11h40 - Publicado em 3 nov 2015, 18h45

A explicação para o fato é que, há mais de 10.000 anos, o leste da Antártida vem acumulando gelo. Até agora, isso compensou o derretimento das calotas geladas pela elevação da temperatura dos oceanos, consequência do aquecimento global. A conclusão foi baseada em dados coletados por satélites na Antártida, entre 2003 e 2008. Nesse período, o ganho líquido foi de 82 bilhões de toneladas de gelo por ano.

gelo

O líder do estudo, Jay Zwally, disse em entrevista que “A boa notícia é que, atualmente, a Antártida não está contribuindo para o aumento do nível do mar. Na verdade, está tirando 0,23 milímetros por ano”. A má notícia? O estudo não está de acordo com o Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, feito em 2013, que indicou que a Antártida perdeu 147 bilhões de toneladas de gelo por ano, entre 2002 e 2011.

Leia também: 
Brasil é 4º maior culpado pelo aquecimento global

Quanto você contribui para o aquecimento global?
Aquecimento global: está tudo tranquilo?

 

Isso significa um aumento de 0,27 milímetros por ano no nível do oceano. Mas se o relatório está enganado, quer dizer que existe alguma outra contribuição para o aumento do nível dos oceanos que não está sendo contada. E dado que essa compensação na Antártida só vai durar mais algumas décadas, logo o aumento vai ser ainda maior.

Continua após a publicidade

De acordo com o glaciologista Ben Smith, da Universidade de Washington, que não participou da pesquisa, os resultados mostram como é difícil detectar mudanças na altura do gelo apenas com dados de satélites: “Fazer altimetria com precisão em áreas grandes é extremamente difícil, e existem medidas que de acumulação de neve que precisam ser feitas de forma independente para um melhor entendimento do que está acontecendo no lugar”.

Leia também:
Os novos suspeitos do aquecimento global
Aquecimento global: o começo do fim

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.