GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Ao contrário do que você acha, nos saímos melhor com plateia

Sabe aquele frio na barriga que você sente antes de subir no palco? Acredite, ele pode ser bom para sua performance

A mera ideia de falar em público deixa qualquer um nervoso. Um novo estudo, feito por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e divulgado na revista Social Cognitive and Affective Neuroscience, porém, mostra que você não precisa se preocupar tanto. De acordo com os pesquisadores, quando você sabe que está sendo observado, tende a realizar sua tarefa da melhor maneira possível.

O estudo consistiu num teste: colocaram 20 voluntários para jogar uma espécie de videogame. Quem se desse melhor, ganhava mais dinheiro. Enquanto isso, as atividades cerebrais dos participantes estavam sendo monitoradas por ressonância magnética.

Os voluntários jogaram duas vezes: na primeira estavam sozinhos; na segunda, diante de uma plateia (de duas pessoas, mas ainda assim uma plateia). Os resultados foram claros: com público, eles se saíam 20% melhor no game. E a atividade cerebral deles comprovou. Os sinais que os pesquisadores encontraram eram iguais àqueles que surgem após estímulos positivos – como comer um brigadeiro.  

Isso vai de encontro ao que a psicologia diz sobre o pavor de se falar em público. O nervosismo nesses momentos, que pode até paralisar, é fortemente atribuído ao nosso medo de falhar, de não corresponder às expectativas, de ser rejeitado pelo público. E foi nessa linha que começaram os estudos do neurocientista Vikram Chib, líder da pesquisa. Ele queria verificar justamente isso: como o desempenho cai quando você é observado. Mas acabou percebendo o oposto.

Se a audiência foi maior, porém, os resultados podem ser bem diferentes: “No estudo, pessoas ansiosas tenderam a se sair melhor [do que se estivessem sozinhas]. Um público maior pode simplesmente aumentar a ansiedade do indivíduo. Mas isso ainda não conseguimos medir”.