Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99

Asa do beija-flor forma um oito no ar

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h31 - Publicado em 31 Maio 1997, 22h00

Como o beija-flor consegue voar para trás?

“O beija-flor não agita as asas para cima e para baixo, mas para frente e para trás, na horizontal, quando quer comer”, explica o ornitólogo Luiz Francisco Sanfilipeo, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. O movimento forma um 8 deitado no ar (veja infográfico). A ligação da asa com o corpo não é rígida.

Quando vai para trás, a asa gira voltando para cima a superfície inferior. Ao atingir a posição máxima atrás, a asa gira novamente, com a parte inferior voltando-se para baixo. Esse movimento cria redemoinhos de ar que mantêm o pássaro pairando. Se a força realizada com a asa na posição dianteira fosse a mesma da posição traseira, o beija-flor não se moveria. Mas o bichinho desloca-se para frente e para trás alterando a potência em cada uma das fases da batida. Para ir para trás, aumenta a potência da batida quando a asa está na posição dianteira.

O beija-flor só fica na posição vertical enquanto está se alimentando. O vaivém de poucos centímetros para frente e para trás é necessário para ficar em uma posição mais cômoda com relação à flor. Para percorrer longas distâncias, a ave voa como os outros pássaros, com o corpo na horizontal.

Continua após a publicidade

Ô abre asas, que eu quero voar …

Com movimentos rápidos, o pássaro mantém-se na vertical.

O beija-flor consegue ficar suspenso no ar, feito um helicóptero. Nessa manobra, ele não bate as asas de cima para baixo, e sim de frente para trás.

Continua após a publicidade

Quando estão lá atrás 1, as asas ficam com suas “costas” viradas para baixo. Quando estão na frente 2, retornam à posição normal.

Com sutis variações nesse movimento, que lembra um oito horizontal, ele se move lentamente para a direção que bem entende.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.