Astrônomos conseguem enxergar o nascimento de um planeta

Foi possível ver com sucesso o “saco amniótico” de uma estrela. Ali, está a região mais interna de um sistema solar em formação

Por Camila Almeida
Atualizado em 31 out 2016, 19h03 - Publicado em 14 set 2015, 18h30

Pela primeira vez, astrônomos conseguiram visualizar o início da formação de um planeta, a partir da observação de sua estrela-mãe. Para conseguir ver o fenômeno, os pesquisadores da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Leeds utilizaram uma espécie de telescópio gigante  o Very Large Telescope Interferometer (VLTI) – que fica em um observatório no Chile.

“Ninguém jamais foi capaz de sondar tão perto de um planeta que ainda está se formando”, comemora Ignacio Mendigutía, coordenador da pesquisa, que acompanha o surgimento de um novo sistema solar, que está a 325 anos-luz do nosso.

“Considerando a grande distância que nos separa, o desafio foi semelhante ao tentando observar uma cabeça de alfinete que está a 100 quilômetros”, afirmou Rene Oudmaijer, co-autor do estudo.