Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Besouro usa “pum” mortal para se defender de predadores

Quando ameaçado, o Besouro Bombardeiro lança pelo traseiro uma mistura química nos inimigos; assista

Por Helô D'Angelo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 31 mar 2016, 17h45

Todo mundo tem aquele amigo com o “peido matador”. Na natureza, o equivalente a ele é o besouro bombardeiro (Brachynus crepitans). Só que o gás dele é realmente fatal. Quando perseguido por um predador, ele solta um jato líquido tóxico e escaldante… Pelo traseiro.

O “pum” do besouro só é produzido quando ele precisa, em situações de perigo. No abdômen do bichinho, duas glândulas estocam dois ingredientes: hidroquinona e peróxido de hidrogênio. Até aí apenas substâncias químicas inofensivas. Para evitar acidentes, essas glândulas são naturalmente revestidas com amianto, um isolante químico.

LEIA: Besouro-rinoceronte: Eu tenho a força!

Mas a situação toda muda quando um predador aparece por perto. As glândulas recebem um estímulo e liberam as duas substâncias químicas, que saem por um tubinho e chegam em uma espécie de “câmara de explosão”.

Lá, se encontram com enzimas que fazem a mágica acontecer. A reação química que resulta desse encontro forma um líquido tóxico e quente – uma bomba que sai bem na cara do predador. 

Continua após a publicidade

O jato é fatal para os inimigos, mas não causa nenhum dano ao besouro. Isso porque ele possui uma carapaça que o protege por fora, como se fosse uma armadura. Ainda assim, algumas partes do corpo acabam ficando mais expostas. Por isso, o “pum” é expelido em pequenas “ondas”, para evitar que a explosão saia com muita força e respingue no próprio bichinho.

Veja o vídeo em câmera lenta do besouro lançando sua bomba tóxica:

 

Continua após a publicidade

 

LEIA MAIS:
Matando insetos como um ninja
Quais os insetos mais consumidos do mundo?
O poder dos insetos

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.