Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99

Butantan inaugura laboratório de preservação das serpentes da Ilha das Cobras

A nova sede do Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEv) já está aberta para visitação. Saiba mais.

Por Eduardo Lima
Atualizado em 11 mar 2025, 16h21 - Publicado em 11 mar 2025, 16h00

Não, a Ilha das Cobras não é sua antiga sala da faculdade . A Ilha da Queimada Grande, no litoral sul do estado de São Paulo, é conhecida por esse apelido por ser o lar de 4 mil serpentes, algumas delas ameaçadas de extinção.

Esse é o local com a maior concentração de serpentes do Brasil, com 45 cobras por hectare. É como se os 22 jogadores de futebol, num campo de tamanho padrão FIFA, precisassem correr atrás da bola e ainda fugir de 45 animais possivelmente peçonhentos. Existe uma cobra para cada canela – e ainda sobra uma para picar o árbitro.

A Ilha da Queimada Grande é o segundo lugar do mundo em concentração de cobras, só atrás da ilha chinesa de Sedao, que conta com 20 mil serpentes. Como já contamos na Super, a ilha brasileira já passou por invasões para comércio ilegal de espécimes. Algumas espécies endógenas – ou seja, que só existem lá – estão ameaçadas de extinção.

Agora, o Instituto Butantan, órgão de pesquisa e produção de soros e vacinas ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), abriu uma nova sede de seu Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEv) em São Paulo. A instalação vai abrigar, no futuro, um viveiro para preservar a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), espécie em risco crítico de extinção que só ocorre na Ilha das Cobras.

O criadouro, que vai ser o primeiro com o objetivo de conservação de espécies do Brasil, ainda não está pronto. Por enquanto, o Butantan está oferecendo visitas guiadas ao LEEv.

Continua após a publicidade

Como visitar

A nova sede do Laboratório de Ecologia e Evolução do Butantan foi inaugurada no dia 21 de fevereiro, durante a semana de comemorações dos 124 anos do Instituto. O órgão sanitário começou produzindo soro para combater um surto de peste bubônica no estado de São Paulo. O primeiro diretor do Butantan, Vital Brazil, foi o responsável pelos primeiros soros específicos contra venenos de animais peçonhentos.

Compartilhe essa matéria via:

Hoje, o Instituto continua produzindo soros e vacinas e se colocando na vanguarda da pesquisa científica mundial. O novo LEEv é mais um passo nesse sentido, contribuindo para o avanço das pesquisas da instituição e para a educação ambiental do público.

Continua após a publicidade

Veja o tamanho da nova sede do laboratório, que abriga também o Serpentário e o Reptário do Butantan, com cerca de 450 animais:

1103-cobra-layout_site1
(André Ricoy/Comunicação Butantan/Divulgação)

A espécie escolhida para ser conservada no futuro viveiro do LEEv, a jararaca-ilhoa, é a protagonista de vários estudos comportamentais, reprodutivos e ecológicos dos pesquisadores do Butantan na Ilha da Queimada Grande. Trazer espécimes da jararaca-ilhoa para o criadouro é uma forma de continuar as pesquisas e proteger os animais.

Continua após a publicidade

O Parque da Ciência do Instituto Butantan em São Paulo (SP) oferece visitas guiadas ao LEEv de terça a sexta-feira, exceto em feriados. As visitas acontecem às 10h, 11h, 14h e 15h, com grupos de 20 pessoas, e duram em média 30 minutos. A visita também é acessível a Pessoas com Deficiência (PCDs), e pode ser agendada aqui.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 82% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$ 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.