Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Calendário astrônomico: os melhores eventos espaciais de 2016

Eclipse total em Sumatra, Lua vermelha no Nordeste, chuva de meteoros para toda a América do Sul: veja o que vai acontecer de bacana sobre as nossas cabeças neste ano.

Por Marcos Candido
Atualizado em 4 nov 2016, 19h09 - Publicado em 29 jan 2016, 18h15

1.Eclipses solares

– Eclipse total (08 de março)

Quer ver um eclipse total neste ano? Vá para a Indonésia. As ilhas de Sumatra e Bornéu, que fazem parte do arquipélago indonésio, serão um dos poucos lugares em que o eclipse de março poderá ser visto em toda sua glória. Outros pontos lá perto, no Sudeste Asiático e na Oceania, verão versões parciais desse eclipse. No Brasil, esquece, não vai dar para ver nada.  Se quiser ir mesmo para a indonésia, vá dormir cedo, ou vare a noite: em Sumatra e em Bornéu o Sol vai desaparecer completamente entre as 7h20 e as 7h22 da manhã. E fique cuidado para não erra na data. No momento em que o Sol sumir, aqui no Brasil será dia 08 de março. Mas lá já será a manhã do dia 09. 

– Eclipse anular (01 de setembro)

Continua após a publicidade

Quem estiver em Madagascar no dia 1 de setembro vai acordar com um bela paisagem no horizonte. Um eclipse solar anular será a primeira coisa que os habitantes de lá vão ver na manhã desse dia. Um eclipse solar anular acontece quando a Lua não encobre todo o diâmetro solar. O resultado é um anel dourado brilhando no céu. É a coisa mais parecida com um buraco negro que um ser humano pode sonhar em ver.  

2.Eclipses lunares

Continua após a publicidade

– Eclipse parcial para um lado… (23 de março)

No dia 23 de março teremos um eclipse parcial da Lua visível no Brasil, em partes das regiões Sul, Centro-oeste e Norte. Durante um eclipse lunar a Terra fica entre o Sol e a Lua. Ou seja: o eclipse lunar não é bem um eclipse Com isso, nosso planeta projeta uma sombra na superfície do satálite, deixando a lua avermelhada e fosca – ou completamente avermelhada e fosca, no caso de um eclipse total, ou só em parte no caso de um parcial. Mas é lindo de qualquer jeito. Sem o brilho tradicional, a lua fica parecendo com o que ela realmente é: uma pedra gigante flutuando sobre as nossas cabeças. 

– …eclipse parcial para o outro (16 de setembro)

Outro eclipse parcial da Lua acontecerá em terras brasileiras. Diferentemente do anterior, esse fenômeno vai privilegiar apenas a região Nordeste e um pedaço do Sudeste. 

Continua após a publicidade

3. Chuva de Meteoros

– Eta Aquarídeas (7 de maio)

Seis chuvas de meteoros serão visíveis na América do Sul ao longo do ano. A mais visível no Brasil, apontam astrônomos, será a Eta Aquarídeas. Para conseguir assistir a chuva, você precisa passsar a madrugada fora de qualquer espaço urbano e buscar a constelação de Aquário a partir das 3h da manhã. Boa sorte.

 

4. Outros fenômenos astronômicos

– Trânsito de Mercúrio (9 de maio)

Mercúrio vai passar entre a Terra e Sol no dia 9 de maio. E será visível como um pontinho preto contra o disco solar. Mas não vai dar para ver a olho nu (como acontece nos trânsitos de Vênus). Você vai precisar de um telecópio (de pequeno porte) e, claro, de filtros para proteger os olhos da luz solar.

Além do tamanho reduzido do astro, o movimento planetário também será relativamente rápido. A partir das 8 horas da manhã, o ponto preto vai pairar sobre nossas cabeças, e deve completar seu trajeto em no máximo cinco horas. Como o nome em alusão ao lépido deus romano da sugere, Mercúrio é ligeiro, já que sua órbirta em volta do Sol é curtinha: um ano por lá equivale a 88 dias terrestres.

Continua após a publicidade

Despois deste, outro trânsito de Mercúrio só em 2019.

 

 

LEIA TAMBÉM:

Chuva de meteoros desta quinta-feira será a mais intensa do ano
Superlua: fotos incríveis de fenômeno raro tomam conta do Instagram

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.