PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Cromossomos: Coisa de homem

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 31 mar 1988, 22h00

Qual será realmente a diferença fundamental entre o homem e a mulher? Geneticistas americanos acabaram de resposta que os humanos procuravam desde o começo dos tempos: a diferença é um gene, existente apenas nos homens, chamado TDF (iniciais em inglês de “fator determinante de testículos”). Desde 1950, sabia-se que o sexo com que se nasce é determinado por um dos 23 pares de cromossomos do ser humano: mulheres possuem o par XX e homens, XY (assim chamados por causa da forma), explica o professor Paulo Otto do Instituto de Biociências da USP, “ficamos sabendo que não é um cromossomo inteiro, X ou Y, mas apenas um único gene que determina o sexo.” Detalhe: um único gene entre cerca de 100 mil que formam a bagagem hereditária do ser humano.

Os pesquisadores encontraram o gene TDF estudando os cromossomos de pessoas geneticamente anormais, ou seja, mulheres com par XY e homens com par XX – casos raros, na proporção de 1 para cada 20 mil, e essas pessoas são estéreis. Os cientistas notaram que faltava um pedacinho no cromossomo Y das mulheres; já nos homens, havia um pedaço de cromossomo Y preso a um cromossomo X. depois de muito quebrar a cabeça, eles concluíram que esta proporção de cromossomo a menos nas mulheres e a mais no homem era o gene TDF. No embrião do sexo masculino, o TDF manifesta na sétima semana; até então, segundo os geneticistas, o embrião é “sexualmente indiferente”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.