GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Durante o sono, nossa cabeça se enche de água

Por que acordamos com os olhos inchados?

Cerca de 70% do nosso corpo é formado por líquidos. Além do sangue que corre nas veias e artérias, há a água misturada com proteínas e sais minerais que circula livremente entre as células, com a função de nutri-las. Quando ficamos de pé, a tendência é que boa parte desse líquido escorra para os pés, o que os deixa inchados. Ao nos deitarmos, há uma redistribuição e a cabeça recebe uma carga maior do que a que se concentra nela durante o dia. Aí, é o rosto que aumenta de volume e isso fica bem visível nos olhos. “Dependendo da posição em que dormimos, o inchaço pode ser maior no olho direito ou no esquerdo”, explica o oftalmologista Elcio Sato, da Universidade Federal de São Paulo. “Ficar de bruços acentua o tamanho do edema, que também depende do tempo de sono”, completa Sato. O natural é que, logo após nos levantarmos, o rosto comece a murchar.

Pálpebra delatora

Olho inchado é sinal de sono longo.

Quando estamos em pé, os líquidos que circulam fora dos vasos tendem a cair e a se acumular nas pernas. Um pouco fica no rosto.

Ao nos deitarmos, mais água vai para a face e se junta nas pálpebras, onde a pele é flácida. Ali, a distância entre as células aumenta, provocando o inchaço.