PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

E se a Lua não existisse?

Os dias durariam só quatro horas, você envelheceria mais rápido e o Natal não existiria. Entenda.

Por Alexandre Versignassi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 dez 2022, 16h29 - Publicado em 26 fev 2011, 22h00

A Lua freia a rotação do planeta. O satélite nasceu há mais de 4 bilhões de anos, quando um asteroide do tamanho de Marte caiu aqui. Os estilhaços da pancada foram parar no espaço e se juntaram para formar a Lua. Nessa época, a Terra girava 6 vezes mais rápido que hoje.

Ou seja: os dias duravam só 4 horas. Mas aí o nascimento da Lua mudou tudo. A gravidade dela começou a diminuir o ritmo da rotação. O fenômeno é difícil de visualizar, mas funciona assim: a força das marés cria um atrito entre a água do mar e o leito do oceano. Atrito gera calor (igual a quando você esfrega as mãos).

Mas esse calor não vem do nada. Quando ele se dissipa, faz com que a própria Terra perca energia. E passe a girar mais devagar. O efeito disso é que a cada ano a rotação da Terra fica 2 milésimos de segundo mais lenta, o que significa dias 2 milésimos de segundo mais longos.

Daqui a bilhões de anos esse efeito vai parar – a Lua está se afastando da Terra a uma velocidade de 4 centímetros por ano. Sua influência por aqui diminui devagar e sempre. Aí, quando ela estiver longe o bastante, já vai ter feito os dias ficar 48 vezes mais longos que os de hoje. Será tanto tempo de sol durante o dia que a temperatura vai bater nos 400 ºC, como acontece em Vênus. Ruim? Sem a Lua, seria pior.

Veja melhor as cinco consequências mais importantes:

Continua após a publicidade

1. As marés ficariam 1/3 mais fracas (só a gravidade do Sol puxaria o mar). Desse jeito, a vida complexa poderia não ter migrado dos oceanos para a terra nossos ancestrais eram anfíbios que viviam em pântanos formados pelas marés.

 

2. O conceito de “mês” não existiria. Dividimos o ano em meses porque esse é (aproximadamente) o tempo que a Lua demora para dar uma volta na Terra. E os meses têm em média 4 semanas por causa das 4 fases da Lua. Sem ela, nossos ancestrais só teriam o Sol e as estrelas para contar o tempo.

 

3. O planeta giraria mais rápido. O problema é que a rotação do planeta é o que faz os furacões girar. Com a velocidade mais alta, eles se formariam mais rápido e causariam tempestades mais frequentes e devastadoras. Duas horas de sol, duas horas de noite e pronto. E um ano teria 2 .91 dias. Era assim antes de a Lua surgir. No mundo real, com ela sobre a nossa cabeça freando a Terra, um ano terá só 7 dias e meio daqui a 4 bilhões de anos.

Continua após a publicidade

 

4. Você envelheceria mais rápido. Bom, não dá para saber como seria a vida com dias de 4 horas. Boa parte dos seres dorme à noite e fica acordado de dia (ou vice-versa). Acelerar essa alternância equivale a fazer o corpo funcionar com mais velocidade, ter um metabolismo mais rápido. E é lei: quanto maior o metabolismo, menor o tempo de vida. Poderíamos chegar aos 20 com corpo de 60.

 

5. A data em que cada estação do ano começa mudaria sempre. O que determina as estações é a inclinação da Terra. E quem deixa essa inclinação estável é a Lua. Sem ela, a o planeta bambearia. Então um dia seria inverno, em outro seria verão. E não existiriam datas comemorativas ligadas às estações, como o Natal, que era uma festa para marcar a noite mais longa do ano no hemisfério norte – e que milênios depois acabou adotada pela Igreja Católica como a data do nascimento de Jesus.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.