Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fevereiro de 2024 foi o mais quente da história

Esse foi o nono mês seguido a registrar recorde de temperatura, devido a mudanças climáticas e efeitos do El Niño.

Por Caio César Pereira
7 mar 2024, 18h38

O ano mal começou e já temos um novo recorde. De acordo com o Serviço de Mudança Climática Copernicus da União Europeia (C3S), o mês passado foi o mês de fevereiro mais quente já registrado na história.

Mas não só isso. Não bastasse o mês passado registrar uma temperatura média de 1,77°C acima da média pré-industrial, fevereiro também se tornou o nono mês seguido a estabelecer um recorde de aumento de temperatura

Os efeitos puderam ser sentidos pelo mundo inteiro. Na Europa, as médias registradas estavam 3,3°C acima da média mensal dos anos entre 1991 a 2020. O Chile, por exemplo, foi atingido por um dos maiores incêndios florestais em décadas, com mais de 15 mil casas queimadas e 110 mortos.

De acordo com Carlo Buontempo, pesquisador diretor do C3S, a notícia em si não é exatamente uma novidade. As mudanças climáticas tornaram 2023 o ano mais quente registrado nos últimos 125 mil anos. 

Continua após a publicidade

“Tão notável quanto isso possa parecer, não é realmente surpreendente, pois o aquecimento contínuo do sistema climático inevitavelmente leva a novos extremos de temperatura.”

Infelizmente, nada é ruim o suficiente para que não possa piorar. Isso porque os medidores mostraram que a chapa tá ainda mais quente (rs) nos oceanos. No mês de fevereiro, a superfície das águas marcou 21,06 ºC. O recorde anterior era de agosto de 2023, quando atingiu a marca de 20,98 ºC.

Continua após a publicidade

De acordo com os pesquisadores, dois fatores explicam o aumento recorde. Primeiro, claro, as consequências das alterações climáticas (com o aumento da concentração dos gases de efeito estufa), juntamente com os efeitos climáticos do El Niño.

O El Niño é um efeito natural que causa o aumento das temperaturas das águas do oceano pacifico, mas seus efeitos podem se acentuar com o aquecimento global. E por mais que o fenômeno recente esteja enfraquecendo, seus efeitos ainda vão demorar um pouco para se dissipar.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.