Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Inconsciente humano detecta campo magnético

Estudo das universidades de Princeton e de Tóquio descobriu que algumas pessoas também podem sentir o magnetismo da Terra

Por Ingrid Luisa
Atualizado em 2 set 2019, 14h54 - Publicado em 10 jul 2019, 14h52

Alguns animais são capazes de sentir o campo magnético da Terra e usá-lo como um GPS. É assim que aves, peixes e tartarugas se orientam em suas migrações.

Agora, um estudo das universidades de Princeton e de Tóquio descobriu que algumas pessoas também podem sentir o magnetismo da Terra – de forma inconsciente. O geofísico Joseph Kirschvink e o neurocientista Shin Shimojo criaram uma gaiola blindada, totalmente isolada do campo magnético da Terra.

Os voluntários entravam nessa gaiola e, então, os pesquisadores recriavam artificialmente um magnetismo similar ao do nosso planeta – enquanto monitoravam a atividade cerebral das cobaias. Durante os testes, que foram realizados no escuro, os cientistas ocasionalmente mudavam a direção do campo magnético, para verificar se o cérebro dos voluntários respondia a isso de alguma forma. Nenhum dos 34 participantes disse sentir qualquer alteração durante o teste.

Os eletroencefalogramas de quatro deles, porém, revelaram mudanças inconscientes. Houve queda nas ondas cerebrais alfa – o que sugere que o cérebro estava reagindo, de alguma forma, às mudanças no campo magnético.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.