John Hughes, o filósofo da puberdade
Esvaneceram-se, lentamente, no limbo dos coadjuvantes despercebidos e levaram consigo, intocado, todo o charme de nossa idílica ignorância.
Para quem tem menos de 25 anos, a década de 80 foi o paraíso do mau gosto – aquela época saudosa em que John Hughes (nascido em 1950), diretor de Gatinhas e Gatões e outras bobagens inesquecíveis, era o mestre do riso inconseqüente e da banalidade inspirada.
Muitas tardes foram salvas do tédio pela hipnótica tolice de Curtindo a Vida Adoidado. Hughes já foi chamado de “filósofo da puberdade” elogio quase desmerecedor, pois o maior atrativo de seus filmes é a ausência de preocupações existenciais. Flertando por Chicago ou perambulando por uma universidade, seus personagens jamais pensavam na vida.
No início dos anos 90, Hughes e seus heróis haviam mergulhado no ostracismo. Esvaneceram-se, lentamente, no limbo dos coadjuvantes despercebidos e levaram consigo, intocado, todo o charme de nossa idílica ignorância.
Obra-prima juvenil
Curtindo a Vida Adoidado (1986), dirigido por John Hughes, é o clássico da irresponsabilidade juvenil. É a melhor performance de Mathew Broderick. A comédia criou uma gramática para filmes teens e elevou a atividade de matar aula à condição de arte
Receita esgotada
Alguém Muito Especial (1987) mostra a decadência de Hughes. É um remake nada discreto do sucesso A Garota de Rosa-Schocking
Eclipse ruivo
Musa absoluta do diretor John Hughes, Molly Ringwald – uma ruivinha que poderia ser a sua prima – praticamente despontou para o anonimato depois de sucessos como O Clube dos Cinco (1985) e A Garota de Rosa-Schocking (1986), papel que a eternizou no Olimpo das fitas adolescentes. Hoje balzaquiana, Molly protagoniza algumas comédias românticas, como a recente In The Weeds (2000), dirigida por Michael Rauch, ainda não exibida no Brasil
Eterna adolescência
O Clube dos Cinco (1985) talvez seja o melhor retrato de uma “geração perdida” de atores. Nenhum deles teve maior fôlego em sua carreira cinematográfica. Hoje, são meros coadjuvantes. O paradoxo é que o filme consagrou Hughes como o “Spielberg Teen”
High School de celulóide
A maioria dos filmes de Hughes só pode ser encontrado em vídeo. Veja os títulos mais importantes:
Filme – Gatinhas e Gatões (1984)
Atores – Molly Ringwald, Anthony Michael Hall, John cusack
Disponível – Vídeo
Filme – O Clube dos Cinco
Atores – Emilio Estevez, Antony Michael Hall, Judd Nelson, Molly Ringwald
Disponível – Vídeo
Filme – A Garota de Rosa-Schocking (1986)
Atores – Molly Ringwald, James Spader, Harry Dean Stanton
Disponível – Vídeo
Filme – Curtindo a Vida Adoidado (1986)
Atores – Mathew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara
Disponível – DVD Paraumont