PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Meu filho é um selvagem

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 31 jan 2000, 22h00

No final do ano passado, uma gata doméstica (Felis catus) americana passou por uma experiência inusitada ao dar à luz um filhote de gato selvagem africano (Felis silvestris lybica). Foi o primeiro transplante de embrião realizado com sucesso entre duas espécies. O objetivo é tentar evitar a extinção daqueles felinos selvagens, hoje reduzidos a menos de 1 000 animais. “É um dos maiores passos já dados para ajudar na reprodução de um animal silvestre”, disse à SUPER a americana Betsy Dresser, do Instituto Audubon para Pesquisa de Espécies Ameaçadas, nos Estados Unidos. Segundo Betsy, coordenadora do trabalho, fêmeas de gato selvagem, além de raras, não reagem bem à inseminação artificial. Os embriões acabam morrendo no útero. A saída, então, foi usar gatas domésticas como barriga de aluguel. A maior vantagem disso, para a cientista, é que o número de mães postiças é inesgotável. Só nos Estados Unidos há 65 milhões de gatos. “A quantidade de crias vai aumentar quando ganharmos mais confiança na técnica”, afirmou Betsy. A propósito, o gatinho selvagem se chama Jazz e passa bem.

supernoticias@abril.com.br

Algo mais

A técnica da transferência de embriões chegou tarde demais para o bucardo, um tipo de cabrito montês espanhol. O último exemplar da espécie morreu no mês passado. Mesmo assim, veterinários da província de Aragón, Espanha, acham que resta uma chance. Eles querem clonar o bicho usando células extraídas dele antes da morte.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.