Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Mini-rato mostra efeito inesperado

Geneticistas americanos alteraram a seqüência do DNA em um gene responsável pelo hormônio do crescimento em bois e o implantaram em ratos, e os resultados surpreenderam, pois nasceram ratinhos com metade do tamanho normal, e isso pode ser o primeiro passo para o tratamento do gigantismo.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h45 - Publicado em 30 set 1990, 22h00

Geneticistas americanos da Universidade de Ohio ficaram estáticos: ao tentarem engendrar em laboratório uma espécie de ratão, eles foram surpreendidos pelo nascimento de ratinhos com metade do tamanho normal, ou ¼ do tamanho dos ratos gigantes de experiências anteriores. Os cientistas haviam alterado a seqüência do DNA em um gene responsável pelo hormônio do crescimento em bois, para depois implantá-lo em embriões de rato. A descoberta de que a alteração tem um efeito bumerangue, inibidor do crescimento, pode ser o primeiro passo para o tratamento do gigantismo, doença em que a glândula hipófise, no cérebro, libera doses excessivas do hormônio.

Como o hormônio do crescimento desempenha outros papéis no organismo, participando, por exemplo, da renovação dos glóbulos sanguíneos, “o ratinho talvez ajude a identificar os pedaços do gene envolvidos em cada função”, espera o endocrinologista Marcello Delano Bronstein, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. “Assim, no futuro, será possível estimular a produção do hormônio sem provocar o crescimento.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.