GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Nasa mapeou todos os eclipses até o ano 3000

A agência americana calculou quando e onde vão ocorrer os próximos fenômenos

O que você vai estar fazendo daqui a cinco anos? Difícil responder uma coisa que vai acontecer daqui a tanto tempo? Bom, diga isso para a Nasa. A agência espacial americana definiu com precisão quando ocorrerão os próximos eclipses até o ano 3000.

Se você estiver planejando ver eclipses totais, por exemplo, o próximo vai rolar no dia 21 de agosto do ano que vem, e vai durar até dois minutos e 40 segundos. O melhor lugar para observar o evento vai ser na pequena cidade de Cerulean, no estado de Kentucky, EUA. Mas como o dólar esta caro, talvez você queria esperar um pouquinho mais.

Se aguentar alguns anos, em 2020 o mesmo evento acontece no dia 14 de dezembro na província de Rio Negro – aqui nos hermanos da Argentina. Agora, se você realmente quer fazer uma coisa a longo prazo, e deixar a graninha na poupança para os bisnetos dos seus bisnetos aproveitarem, talvez te interesse saber que no dia 6 de setembro de 2947, o eclipse vai ser melhor visto nas proximidades da cidade chinesa de Hinggan.

LEIA: Empresa privada anuncia viagem a Marte em 2018

As previsões são possíveis porque os eixos da Terra, Sol e Lua são praticamente inalteráveis, então é possível para os cálculos para saber quando um corpo celeste vai ficar na frente do outro. Não há grandes imprevistos ou variantes, de forma que é mais fácil descobrir sobre eclipses russos em 2963 do que sobre a previsão do tempo daqui para daqui a duas semanas – já que este segundo envolve questões como ventos, temperaturas, e pressões atmosféricas.

A Nasa disponibilizou todos os dados em pdf – tanto dos eclipses solares, quanto dos lunares – mas o pesquisador francês Xavier Jubier criou uma plataforma que permite gerar mapas no Google Maps apontando os locais de onde será possível ver qualquer um desses próximos eventos. Dá para perder um tempo ali, caso você já esteja cansando de pesquisar sobre nomes na página do IBGE.

LEIA TAMBÉM:
O que acontece se um astronauta fica doente no espaço?
Zuckerberg e Stephen Hawking vão mandar milhares de robôs para Alpha Centauri
Universo pode desaparecer antes do previsto, diz estudo