PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Novo tipo de ovo pode evitar a morte de bilhões de pintinhos

Batizados de Respeggt, ovos já estão à venda nos supermercados alemães; produção usa laser para determinar o sexo dos embriões, evitando o sacrifício de animais machos

Por A. J. Oliveira
Atualizado em 12 mar 2024, 11h30 - Publicado em 8 jan 2019, 16h55

Quando vamos ao supermercado comprar ovos, não nos damos conta da crueldade envolvida em sua produção. Como se não bastasse a situação degradante das galinhas nas granjas, há um problema ainda maior: pintinhos machos são mortos aos bilhões, logo após nascer. É que, além de não colocar ovos, eles precisam de mais comida do que as fêmeas para crescer, e portanto não interessam economicamente aos criadores – que simplesmente jogam os pobres bichinhos em trituradores de carne ou em sacos, para que morram sufocados. Estima-se que 4 a 6 bilhões de pintinhos sejam mortos, a cada ano, dessa forma.  

Mas há uma possível solução: os ovos da marca Respeggt (trocadilho em inglês com as palavras “ovo” e “respeito”), que estão chegando aos supermercados da Alemanha. Eles são produzidos com uma técnica desenvolvida na Universidade de Leipzig, que é capaz de identificar se o embrião dentro do ovo é masculino ou feminino com 98,5% de precisão. A chave para fazer isso é medir o nível de um hormônio, que só está presente nos embriões femininos.

Uma agulha daria conta do recado, mas poderia contaminar o ovo (além de ser um processo lento). os alemães procuraram a empresa holandesa HatchTech, que criou uma máquina capaz de fazer o teste usando luz. Um feixe de laser faz um buraquinho de 0,3 mm na casca do ovo. Em seguida, a máquina suga uma microgota de fluido do ovo, e sela o orifício. Todo o processo ocorre em um segundo, sem contato físico. Por fim, a máquina testa a presença de hormônios nas amostras, e identifica quais ovos contêm embriões femininos e masculinos. 

Os ovos que contêm embriões machos são imediatamente separados e usados para outros fins, como ração animal. Ou seja: não é preciso esperar que o animal se desenvolva e nasça (o que leva 21 dias) para só então identificar seu sexo. Os ovos estão sendo comercializados em 223 mercados da rede alemã REWE, que tem 5.500 estabelecimentos na Alemanha. O pacote com meia dúzia de Respeggt custa 1,60 euro.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.