GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O Universo inteiro cabe dentro de uma imagem

O artista Pablo Carlos Budassi utilizou logaritmos para encaixar o universo inteiro dentro de um círculo

O que você consegue fazer caber em uma só imagem? Uma casa? Um país? Um planeta? Bom, o músico e artista Pablo Carlos Budassi foi um pouco além. Ele conseguiu colocar o universo inteiro dentro de um só círculo.

A ideia não só uma expressão artística. Pablo usou a ciência para chegar no resultado final. A técnica que permitiu encaixar tudo que sabemos sobre o espaço dentro do disco foi baseada em cálculos realizados pela Universidade de Princeton em 2005. Os pesquisadores ingleses utilizaram logaritmos para mapear as estrelas, constelações e galáxias observadas durante 15 anos por grupos do projeto Sloan Digital Sky Survey, que visa construir um mapa tridimensional do universo.

O ponto é que a representação de Princeton é muito útil para estudiosos, mas é extremamente difícil de ser entendida por um leigo, foi aí que Budassi entrou com sua contribuição. No desenho, nosso sistema solar é colocado no meio do círculo e tudo que vai se afastando é representado com uma escala que os deixa menor que o centro, de modo que galaxias inteiras parecem menor que a Terra.

As imagens são uma mistura de colagens utilizando fotografias da NASA com texturas criadas pelo artista. Tudo seguindo a ordem determinada pelos astrônomos ingleses, incluindo as paredes do círculo sendo representadas com a radiação de micro-ondas cósmicas e um anel de plasma que teriam surgido com o Big Bang.

LEIA: As 6 grandes descobertas da astronomia em 2015​

A ideia surgiu durante o aniversário de um ano do filho de Pablo. Na festa ele estava desenhando astros em hexaflexagons, uma espécie de dobradura hexagonal, que quando dobrada em si mesmo mostra outra face do mesmo tamanho. Na verdade, a forma geométrica até inspirou outras representações do universo, como essa.

Pablo disponibilizou a imagem em domínio público, o que significa quer você pode baixar, imprimir, compartilhar e até vender o desenho sem a menor preocupação. Os astros não vão se vingar, contanto que você dê o crédito, claro. 

LEIA TAMBÉM: 
O Sol roubou um planeta anão?
7 vídeos que marcaram 2015​
Buracos negros arrotam plasma depois de comer estrelas

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.