Perfumes repelentes
Pesquisa indica que os insetos não gostam de vários perfumes, o que está levando várias empresas a tentar desenvolver repelentes perfumados.
Em breve, os repelentes de insetos vão cheirar tão bem quanto perfume. Uma pesquisa com mais de duas mil variedades de aromatizantes e essências mostrou que dezenas delas são abominadas por moscas e mosquitos. O teste foi feito em um aparelho chamado olfatômetro, construído pelo entomologista Jerry F. Butler, da Universidade da Flórida. Uma câmara central, onde um júri de cem insetos é instalado, dá acesso a dez pequenos compartimentos, cada um com um odor diferente. Com auxílio de um medidor automático os cientistas registram o número de visitas a cada câmara.
As campeãs foram as que cheiravam maças-rosadas. Enquanto isso, os quartos com aromas derivados de damasco e jasmim ficaram às moscas – ou melhor, sem elas. Os resultados estão sendo usados pela empresa americana Internacional Flavors and Flagrances, de Nova Jesey, na pesquisa de novos purificadores de ar que, além de perfumarem o ambiente, afastem os invasores aéreos.