Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Pesquisadores descobrem a primeira espécie de dinossauro que viveu na Groenlândia

O sauropodomorfo "Issi saaneq" viveu na ilha há cerca de 214 milhões de anos, no final do Período Triássico, quando o Oceano Atlântico estava se formando.

Por Luisa Costa
Atualizado em 9 jan 2023, 21h39 - Publicado em 9 nov 2021, 18h28

A partir de dois crânios bem preservados, pesquisadores identificaram uma nova espécie de dinossauro, que viveu há cerca de 214 milhões de anos na atual Groenlândia. Em homenagem à cultura local, ele recebeu o nome científico de Issi saaneq, que significa “osso frio” em kalaallisut – o principal dos dialetos inuítes da ilha.

Os fósseis foram encontrados em escavações de 1994 por pesquisadores da Universidade Harvard – e inicialmente atribuídos à espécie Plateosaurus trossingensis, muito encontrada na Alemanha. Mas as descobertas feitas desde então por paleontólogos ao redor do mundo, que possibilitam novas comparações, permitiram que os crânios fossem reavaliados. A nova investigação ficou por conta de uma equipe internacional que inclui pesquisadores de universidades de Portugal, da Dinamarca e da Alemanha. O estudo com as novas descobertas foi publicado na revista Diversity.

Os cientistas analisaram os crânios – de um indivíduo jovem e outro quase adulto – a partir de microtomografia computadorizada, que permitiu a criação de modelos digitais em 3D das estruturas internas e dos ossos ainda cobertos por sedimentos. “A anatomia dos dois crânios é única em muitos aspectos, como na forma e nas proporções dos ossos. Estes espécimes pertencem certamente a uma nova espécie”, explica Victor Beccari, autor principal do estudo, em comunicado.

Crânio do Issi saaneq
Os pesquisadores produziram modelos digitais em 3D dos crânios de Issi saaneq. (Victor Beccari/Reprodução)

Os pesquisadores consideram que o Issi saaneq teria sido um “parente próximo” do Plateosaurus trossingensis. Ele seria um dinossauro herbívoro, de duas pernas e pescoço longo – um sauropodomorfo predecessor dos saurópodes

Continua após a publicidade

Segundo o estudo, ele viveu há cerca de 214 milhões de anos, durante Período Triássico – época em que o Oceano Atlântico começava a se formar. “Na época, a Terra estava passando por mudanças climáticas que permitiram que os primeiros dinossauros herbívoros chegassem à Europa e além”, explica Lars Clemmensen, da Universidade de Copenhagen.

A espécie da Groenlândia difere dos sauropodomorfos descobertos até agora; mas apresenta semelhanças com alguns encontrados no Brasil, como o Macrocollum e o Unaysaurus (quase 15 milhões de anos mais velhos).

As descobertas, que permitem entender melhor a evolução desses dinossauros pescoçudos, são a primeira evidência de uma espécie de dinossauro da Groenlândia, o que indica que a diversidade de dinossauros no Triássico Superior (235 a 201 milhões de anos atrás) é maior do que se pensava.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.