GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que colocar vinagre na água para cozinhar um ovo impede que a casca quebre?

Quando você fizer essa experiência em casa, vai ver também pequenas bolhinhas de gás formando-se na superfície do ovo: é o gás carbônico, CO2, o outro produto da reação.

Marina Motomura

(Audrey Cristina Cintra, Rio de Janeiro, RJ)

É uma simples questão de química, embora as vovós provavelmente nem desconfiassem disso ao passar essa dica às netas. Ao acrescentar uma colher (de sopa) de vinagre á água em que se vai ferver um ovo acontece uma reação entre o sal presente na casca do ovo (o carbonato de cálcio, CaCO3) e o ácido acético (H3CCOOH) do vinagre, tornando a casca menos rígida. “Ela é parcialmente diluída e fica mais fina, o que aumenta sua elasticidade e impede que o ovo se quebre”, diz o químico Edgard Salvador, professor do Curso Anglo. Quando você fizer essa experiência em casa, vai ver também pequenas bolhinhas de gás formando-se na superfície do ovo: é o gás carbônico, CO2, o outro produto da reação.

Ao cozinhar o ovo sem vinagre, as chances de a casca se romper são maiores. “Durante a fervura, o aquecimento da superfície não é uniforme. Uma parte se dilata mais que a outra, por isso a casca acaba se quebrando”, afirma o farmacêutico João Usberco, também do Anglo. O vinagre ainda tem outra utilidade: basta adicionar alguns mililitros antes de colocar a água para ferver e a camada preta que mancha as panelas de alumínio não se forma. Isso acontece porque a água fica ácida com o vinagre impedindo que os sais se acumulem nas laterais da panela.