GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Previsão do tempo em Marte e Vênus

O telescópio espacial Hublle está fazendo previsões meteorológicas cada vez melhores. Só que em outros planetas. Com base nas imagens que ele manda, já se sabe, por exemplo, que o clima de Marte está esfriando e ficando cada vez mais seco. Ele mostra também detalhes das nuvens de ácido sulfúrico, que elevam a temperatura em Marte. Suspeita-se que um vulcão explodiu lá, há menos de vinte anos, engrossando essas nuvens. Com o Hublle, a NASA pretende identificar os melhores períodos para enviar missões aos planetas.

Vênus, 24 de janeiro de 1995

Continua forte o calor. Nuvens de acido sulfúrico cobrem todo o planeta. A faixas mais escuras (onde apontam as setas), indicam turbulência semelhantes às que na Terra, antecedem as tempestades.

Marte, 25 de fevereiro de 1995

Mais um dia frio e claro, típico da primavera no hemisfério norte marciano. A neblina da manhã dará lugar a uma tarde ensolarada, sem nebulosidade. A queda de temperatura na noite passada fez com que a pouca água da atmosfera solidificasse, formando nuvens de granizo. Elas são perceptíveis na mancha azulada que contorna o planeta e mais evidentes à esquerda. As manchas claras nos pólos são regiões congeladas.