Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Quer ser mais criativo? Pequenos momentos de reflexão podem ajudar

Novo estudo sugere que as pessoas subestimam o quão agradável (e envolvente) é deixar a mente vagar – um exercício que pode até ajudar a resolver problemas.

Por Luisa Costa
Atualizado em 10 ago 2022, 16h38 - Publicado em 10 ago 2022, 16h36

“As manhãs são para café e contemplação”, já diria o policial Jim Hopper em um dos episódios de Stranger Things. Eis uma coisa que não faz parte da rotina de muita gente: deixar-se levar pelos próprios pensamentos. Uma pena: ao que tudo indica, esses pequenos momentos de reflexão podem ser mais recompensadores do que você imagina.

Eles podem aumentar a criatividade, aprimorar a imaginação e contribuir para a autoestima. Além disso, podem te ajudar na resolução de problemas. É o que sugere um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Tübingen, no sul da Alemanha. 

Como o estudo foi feito

Os cientistas queriam testar a hipótese de que as pessoas subestimam o processo de “só pensar” e colocaram 259 voluntários (todos estudantes universitários) em um lugar silencioso. Lá, eles ficaram sentados fazendo, bem, nada.

Foram sessões individuais com duração de três a vinte minutos. Eles foram proibidos de usar um smartphone, ler ou passear pelo local – e encorajados a deixar a mente vagar e desfrutar de um momento de reflexão.

Por meio de um questionário, os voluntários expressaram como se sentiram durante e depois das sessões de contemplação. O resultado: o prazer que os eles sentiram com a tarefa foi significativamente maior do que esperavam.

Continua após a publicidade

Alguns estudantes acharam a tarefa difícil, principalmente os que tendiam ter a pensamentos negativos durante o silêncio. Mas todos se sentiram bem após o momento de contemplação, mesmo quando as condições do experimento eram alteradas – e os voluntários passavam um tempo sozinhos em uma tenda escura, em vez de uma espaçosa sala de reuniões.

Segundo os pesquisadores, as pessoas tendem a considerar outras atividades mais atraentes e preferem se manter ocupadas – até terem a chance de desfrutarem de um momento de reflexão ou deixarem a imaginação correr solta.

Vivendo do ócio

Rotinas com tarefas demais e tempo de menos, além de estímulos externos em excesso, prejudicam nossa capacidade de se envolver nos próprios pensamentos. Um dos culpados, segundo os pesquisadores, é o smartphone, que facilitou a busca por distrações.

Continua após a publicidade

Os resultados sugerem que “há uma dificuldade inerente em entender com precisão o quão envolvente o ato de pensar pode ser”. Isso poderia explicar porque as pessoas “preferem se manter ocupadas em vez de dedicar um momento para a reflexão e a imaginação na vida diária”.

O estudo (“Pensando sobre o pensamento: as pessoas subestimam o quão agradável e envolvente é apenas esperar”, em tradução livre) foi publicado no Journal of Experimental Psychology.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.