GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Vidência – 10 coisas que você não sabia sobre instrumentos que preveem o futuro

BOLAS DE CRISTAL

1. NEM TODA BOLA DE CRISTAL é de cristal. Mas as de vidro não servem. Para ter poder, as esferas têm que ser de pedra ou berilo – ou cristal de quartzo, bem mais raro. O Museu de História Natural de Washington exibe um exemplar desse tipo, sem qualquer irregularidade na superfície. Pesa 48,5 quilos.

2. A RAINHA ELIZABETH I (1533-1603), da Inglaterra, sempre consultava John Dee, sujeito que ajudava a decidir os rumos do reino de acordo com o que via na bola translúcida.

BORRA DE CAFÉ

3. HÁ TODO UM RITUAL RÍGIDO para que a cafeomancia (a arte de ler o futuro no café) funcione: o grão moído deve ser colocado devagar numa chaleira de água fervendo e ficar ali por um minuto. Depois, é preciso despejar tudo numa xícara branca, de fundo liso. Enquanto bebe o café devagar, a pessoa deve se concentrar nas perguntas. Quando o líquido acabar, ainda se fecha a xícara com um prato antes de girá-la três vezes no sentido anti-horário. Ok, daí só vai faltar o intérprete iniciado para ler o recado implícito em cada figura – ou borrão.

I CHING, O LIVRO DAS MUTAÇÕES

4. DIZ A LENDA QUE, no ano 3000 a.C., o imperador chinês Fu Hsi passeava à margem do rio Amarelo quando, lá de dentro, emergiu um bicho com cabeça de cavalo e corpo de dragão. Em suas costas havia oito símbolos, que seriam a chave para todos os enigmas do Universo: combinados, eles originaram os 64 hexagramas do I Ching. Ao longo de uns seis séculos, esses símbolos foram sendo comentados e interpretados por sábios chineses, até se transformar no Livro das Mutações. Dá para consultar o I Ching com três moedas comuns ou acessando o oráculo na internet (www.uol.com br/iching).

CARTAS DE TARÔ

5. O TARÔ TEM COMO OBJETIVO fazer a pessoa refletir sobre as próprias atitudes – é, digamos assim, uma variedade mística da terapia. Tanto que era usado pelo psicanalista suíço Carl Gustav Jung.

6. DAS 78 CARTAS, as grandes interpretações vêm das 22 que representam os arcanos maiores. As outras 56, os arcanos menores, são complementares. Exemplo de arcano maior é a carta XII, a figura da morte – pode ser entendida como renascimento, não necessariamente tragédia.

BÚZIOS

7. PARA JOGAR BÚZIOS, é preciso ter: as 16 conchinhas, uma urupema (peneira de palha que serve de tabuleiro), um círculo de colares de miçanga nas cores dos orixás, duas pedrinhas – os otás -, moedas antigas, sementes, uma vela acesa e um copo transparente com água.

8. UM VIDENTE QUE SE PREZE conversa com seus búzios, lava-os uma vez por semana com água do mar, da chuva ou de nascente, deixa-os dormir no sereno, oferece sacrifícios a eles uma vez por ano e os permite descansar às sextas-feiras, quando não se pode jogar em respeito a Oxalá.

OSS DE ANIMAIS

9. MEPOTÂMICOS, polinésios, siberianos, africanos, europeus… Nas tradições de vários povos e em diferentes épocas, brincadeiras com ossos se misturam à arte da adivinhação. Apesar das variações regionais, a técnica é a mesma: mentalizar as perguntas e ler as respostas conforme a disposição das peças.

10. NA EUROPA MEDIEVAL, os ossos eram marcados com pontos e outros símbolos, e foram sendo aperfeiçoados ao ponto de ficarem parecidos com os dados atuais. O sistema funcionava assim: bastava jogar as peças pro alto e depois conferir numa placa o que significava aquela combinação de símbolos ou números.

BRINCADEIRAS DE ADIVINHAÇÃO: REPITA IS EM CASA

JOGO DO PÊNDULO
É popular o desafio de criar um pêndulo com um peso pequeno e um cordão de uns 25 centímetros, segurar a corda junto à testa com os dedos médios (os polegares ficam nas têmporas) e inclinar-se sobre uma folha de papel com um S (sim) e um N (não) escritos nas extremidades, à espera das perguntas dos participantes. O pêndulo responde inclinando-se mais para um lado ou para o outro.

KAU CIM
Mais conhecido nos EUA como Chi Chi Sticks, esse método chinês que usa 100 palitos permite antever o futuro em até um ano e funcionaria melhor em templos budistas e taoístas. Também disponível em forma de aplicativo para iPhone.

DOMINOMANCIA
Acredita-se que o dominó foi inventado na China para, entre outras funções, adivinhar o futuro. Basta fazer perguntas simples, pois a cada pedra é atribuído “sim” ou “não”. A tabela com todos os valores é achada facilmente na internet.

MAÇÃ DO AMOR
Há toda uma variedade de jogos com maçãs para o dia das bruxas. Para saber a inicial do nome de seu futuro amor, descasque uma maçã inteira de cima para baixo, num único círculo. Arremesse para trás, sobre o ombro, a casca cortada. A letra formada – caso algo se forme mesmo – é a tal inicial.

VELAS TRICOLORES
Tape os olhos da “vítima” e acenda três velas – laranja, verde e vermelha – diante dela. Misture as velas acesas e peça para a pessoa assoprar. A primeira que se apagar define se no futuro próximo ela terá uma viagem (laranja), dinheiro (verde) ou um romance sério (vermelha).