PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Vírus de herpes ataca o coração

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 26 jun 2009, 22h00

As doenças coronarianas – maior causa de mortes nos paises desenvolvidos – podem estar intimamente ligadas a herpes. A surpreendente afirmação é do bioquímico David Hajjar, da Universidade Cornell, de Nova York, Estados unidos. As experiências conduzidas por ele levam a crer que um dos sete tipos de herpes conhecido, o Simplex Tipo 1, Promova a aterosclerose – o acúmulo de placas de gordura e colesterol nas paredes das artérias. Pior ainda: é possível que o vírus sirva também como uma espécie de gatilho para a formação dos coágulos sangüíneos.
para chegar a tal suspeita, o Bioquímico analisou as atividades moleculares detonadas pelo vírus nas células do endotélio, tecidos que recobre o interior dos vasos sangüíneos. Quando entra nessas células, o vírus estimula a produção de receptores que passam a capturar as proteínas dispersas no sangue. Elas se acumulam nas paredes do vaso, reduzindo o seu diâmetro e aumentando a possibilidade de obstrução. Ao mesmo tempo, uma glicoproteína dispara o mecanismo produtor de enzimas trombina, ao se ligar à célula infectada. A trombina forma uma espécie de rede, que aglomera glóbulos vermelhos, causando coágulos. “ O vírus de herpes é o elo perdido entre a formação de coágulos e a aterosclerose” , diz Hajjar, embora suas afirmações não contem ainda com o respaldo de outros pesquisadores.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.