Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Golfinhos, gênios marinhos

Por Vinícius Giba
Atualizado em 20 ago 2024, 09h33 - Publicado em 15 ago 2012, 15h53

“Qual é o animal mais inteligente?” A pergunta é batida, mas alguns cientistas já têm em quem apostar.

É difícil definir inteligência, mas provavelmente os golfinhos são os campeões no quesito. Cientistas chegaram a essa conclusão analisando as proporções entre o tamanho do cérebro e do corpo dos animais. Depois dos seres humanos, são os golfinhos que têm o maior número nesse cálculo.

gifinhos

Um bom exemplo de cetáceo inteligente é Kelly, uma “golfinha” que vive no Instituto de Estudos de Mamíferos Marinhos no Mississippi (IMMS).

Ela foi treinada para ajudar na limpeza e pegar qualquer lixo que caísse no tanque. Cada vez que entrega uma tranqueira ao treinador, ganha um peixe.

Continua após a publicidade

Inteligente, não é? Tem mais:

Quando o lixo é achado e os treinadores não estão por perto, ela guarda embaixo de uma das pedras no fundo do tanque. E só quando um dos treinadores passa por perto, ela busca o lixo e vai cobrar a recompensa.

Inteligente, não é? Tem mais:

Kelly percebeu que o tamanho do lixo não importa para ganhar o peixe. Então ela passou a esconder os papéis grandes e quando um treinador passa por perto, ela desce até sua pedra, rasga um pedaço de papel e entrega ao treinador para ganhar o peixe. Aí desce de novo, rasga mais um pedaço e ganha mais um peixe. Ela aprendeu a planejar e conseguir mais peixes com a mesma quantidade de lixo.

Continua após a publicidade

Inteligente, não é? Tem mais:

Certa vez, uma gaivota caiu no tanque. Kelly a pegou e ganhou vários peixes pela captura. Eureka! Ela passou então a guardar o último peixe das refeições. Quando os treinadores saem de perto, ela leva o peixe de volta à superfície, atrai uma gaivota e depois de capturá-la, vai até os tiozinhos do instituto pra ganhar seu balde de peixes. (É impressão minha ou ela treinou os funcionários?) Depois de dominar a técnica, ela ensinou seu filho e outros golfinhos que ensinaram outros e por aí foi, até virar o esporte preferido do grupo.

Aqui no Brasil também temos histórias de golfinhos inteligentes:

Continua após a publicidade

Em Laguna, Santa Catarina, pescadores dependem dos cetáceos pra pescar. Isso mesmo, dependem! Os golfinhos cercam os peixes no mar e vão conduzindo o cardume até algum lugar onde os pescadores podem pegá-lo facilmente com suas redes. Durante o processo, os golfinhos dão sinais de quando e onde as redes devem ser lançadas. O que os animais ganham com isso? Eles comem o que escapar.

E mais importante que tudo isso, golfinhos sabem fazer anéis de bolha! :) Veja o vídeo:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=TMCf7SNUb-Q?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Continua após a publicidade

P.S.: Depois de escrever esse post, chegou uma entrega em casa. Um aquário com a frase “Até mais e obrigado pelos peixes.” Quem mandou?

 

Fontes: Matéria no jornal The Guardian por Anuschka de Rohan, Matéria na Revista Época por Paulo D’Amaro e How Smart Are Dolphins?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.