Segundo cientistas britânicos, os pênis das lontras da Grã-Bretanha estão diminuindo e a causa pode ser a poluição química.
[Acima: lontras boquiabertas com a notícia. Elas se negaram a dar declarações.]
Entre outros sintomas (como testículos que não “descem” e cistos nos tubos que levam o esperma), o tamanho dos ossos penianos das lontras está ficando menor.
Sim, você leu corretamente: “osso peniano”. Como talvez você tenha percebido, nós humanos não temos ossos no pênis, mas alguns parentes próximos (e outros não tão próximos) têm! Gorilas, chimpanzés, ursos, coelhos, porcos-espinhos, leões marinhos, cães…
[Báculo de um cão. Crédito: Wiki Commons]
Mas vamos voltar ao tópico: os ossos penianos (também chamados de báculos) das lontras estão diminuindo e os cientistas imaginam que a causa sejam poluentes químicos.
Nos anos 70, a população de lontras no Reino Unido estava caindo rapidamente devido à caça e aos altos níveis de Poluentes Orgânicos Persistentes (compostos estáveis resistentes à decomposição que, por causa dessa característica, vão se acumulando no ambiente. Eles prejudicam, entre outras coisas, o sistema reprodutivo de alguns animais.). Mas depois de proibida a caça e criadas medidas contra esse tipo de poluente, a população de lontras voltou a crescer.
E é por isso que esse estudo assusta, já que ele aponta que poluentes desconhecidos podem estar prejudicando o sistema reprodutivo das pobres lontras de novo.
Via: BBC Nature e Discovery News.