Se você tinha planos de levar um papagaio em uma balada de música eletrônica (a gente nunca sabe, né?), melhor arranjar outra coisa para fazer. Biólogos da publicação científica Applied Animal Behavior Science fizeram um estudo com papagaios cinzentos da África e descobriram que a música estilo putz-putz não é exatamente a preferida dos bichos.
O mais interessante é que essa parece ser o único ponto de concordância entre os animais que passaram pelo teste. Inicialmente, a pesquisa contava com três papagaios – Léo, Zoé e Shango – que demonstraram diferentes gostos musicais. Os pássaros machos pareceram curtir quando os biólogos colocaram rock para tocar – de acordo com o jornal Telegraph, os bicudos começaram a dançar e até falaram algumas palavras, e um deles demonstrou um gosto particular por músicas do Scissors Sisters. Em outro momento, os pesquisadores testaram colocar música clássica de Bach, que em geral relaxou os animais.
Mas a alegria acabou assim que colocaram bandas como Chemical Brothers e Prodigy para tocar. Os pesquisadores perceberam que os papagaios ficaram subitamente muito estressados, gritando e andando em suas gaiolas, claramente nervosos e assustados. De acordo com os biólogos, “música eletrônica não é apropriada para eles”.
Que coisa, não?