Blogueiro russo joga Pokemon Go em igreja – e pode pegar 5 anos de cadeia
Ele se chama Ruslan Sokolovsky, tem 21 anos e, no mês passado, gravou um vídeo em que joga Pokemon Go dentro de uma igreja católica ortodoxa na cidade de Yekaterinburg, no leste da Rússia (a 1.800 km de Moscou). No vídeo, que tem mais de 1,3 milhão de acessos, o garoto fala sobre a proibição […]
Ele se chama Ruslan Sokolovsky, tem 21 anos e, no mês passado, gravou um vídeo em que joga Pokemon Go dentro de uma igreja católica ortodoxa na cidade de Yekaterinburg, no leste da Rússia (a 1.800 km de Moscou).
No vídeo, que tem mais de 1,3 milhão de acessos, o garoto fala sobre a proibição de jogar Pokemon nas igrejas russas -ato que, segundo as autoridades, constituiria um ato de desrespeito religioso. Ele diz que é uma “bobagem”, e em seguida entra na igreja e joga Pokemon Go, pegando vários monstrinhos.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=PfMn1yahGYk?feature=oembed&w=474&h=267%5D
A polícia reagiu. Ruslan foi preso e enquadrado no Artigo 282 da legislação russa, que proibe a “incitação de ódio” – mesma lei usada, em 2012, para prender as integrantes da banda russa Pussy Riot. Agora, Ruslan será julgado e pode pegar 5 anos de cadeia.
O caso instigou as redes sociais russas, onde surgiu uma hashtag (#FreeSokolovsky) pedindo a soltura do blogueiro. A campanha teve a adesão do próprio prefeito de Yekaterinburg, que se manifestou no Facebook contra a prisão de Ruslan. “Você não pode prender alguém por ser idiota”, declarou.