Editor da Wired é acusado de plágio
A Wired é uma revista muito influente – a grande voz do mundo da tecnologia. E seu editor, o físico Chris Anderson, um superstar: ele é o autor do best-seller Cauda Longa e viaja pelo mundo dando palestras sobre suas ideias. Anderson é um especialista na arte de fazer caô – inventar conceitos surpreendentes e […]
A Wired é uma revista muito influente – a grande voz do mundo da tecnologia.
E seu editor, o físico Chris Anderson, um superstar: ele é o autor do best-seller Cauda Longa e viaja pelo mundo dando palestras sobre suas ideias. Anderson é um especialista na arte de fazer caô – inventar conceitos surpreendentes e depois buscar argumentos que possam sustentá-los. Às vezes, geralmente até, dá certo.
O cara escreve bem.
Mas seu novo livro, que se chama Free e está chegando às livrarias dos EUA, tem um ponto crítico: várias passagens foram simplesmente plagiadas da Wikipedia. Chris Anderson, o grande pensador do mundo digital, rendeu-se ao Ctrl+C Ctrl+V… Ele admitiu, mas disse que tudo foi apenas um problema técnico: na edição do texto, teriam esquecido de colocar as notas de rodapé com os créditos das informações. Hum… então tá. Mas que situação constrangedora, né? Ou então, considerando que Free é justamente sobre a cultura de plágio colaborativa da internet, um golpe de marketing genial?