Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.
Continua após publicidade

IA aprende a controlar computador – e consegue fazer pequenas tarefas sozinha

Claude 3.5, da empresa americana Anthropic, observa o comportamento do usuário do PC e automatiza tarefas do dia a dia. Veja demonstração.

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 nov 2024, 16h00

Os “grandes modelos de linguagem”, como o ChatGPT, são tecnologicamente impressionantes – mas têm aplicações práticas menores do que o hype em torno da IA tenta fazer crer. As ferramentas de inteligência artificial só transformarão as empresas, e a sociedade, quando/se forem capazes de executar tarefas que hoje são feitas por trabalhadores humanos. 

Google, Microsoft e outras gigantes da tecnologia estão tentando desenvolver bots capazes disso. Mas o primeiro passo concreto coube à Anthropic, uma startup formada por dissidentes da Open AI. Ela apresentou uma nova versão do seu algoritmo, o Claude, que observa as ações do usuário no PC – e se torna capaz de operar o computador sozinho, automatizando tarefas.

Veja um exemplo na demonstração acima. O usuário digita um prompt: “Por favor preencha o formulário para a ‘Ant Equipment Co.’, usando dados da planilha de fornecedores ou procure nas abas abertas na janela 1. Liste e verifique cada um dos campos conforme você preenche o formulário na janela 2”.   

A IA entende as ordens e começa a trabalhar, descrevendo o que está fazendo. Primeiro, ela consulta a planilha e usa uma ferramenta de busca, que está aberta no navegador, para encontrar os dados da tal Ant Equipment Co. Quando encontra, começa a copiar e colar os dados para o formulário. 

Continua após a publicidade

A tarefa pode parecer bobinha, e é mesmo, mas não para um computador: a transferência ou fusão de dados entre plataformas diferentes é um problema real, que as empresas costumam resolver desenvolvendo softwares específicos para isso ou colocando funcionários para fazer tudo manualmente. 

Com a IA, nada disso seria necessário. A demo corre meio lentamente, mas isso é só para facilitar a visualização – na prática, o robô poderia copiar e colar muito mais dados a cada segundo, superando exponencialmente a velocidade de um trabalhador humano. 

Segundo a Anthropic, o recurso está disponível no Claude 3.5 Sonnet, que já está no ar e aberto para todos os usuários (inclusive no plano gratuito). Mas há um porém: a função computer use (beta) só pode ser acessada por meio da interface de programação (API) do Claude. 

Continua após a publicidade

Isso significa que ela está liberada mas, na prática, só para desenvolvedores de software, por enquanto. Há razões para isso, inclusive de segurança. Nas instruções de uso do recurso, a Anthropic recomenda usar “uma máquina virtual dedicada, ou contêiner com privilégios mínimos”. 

Ou seja, não permitir que a IA tenha acesso direto ao sistema operacional do computador. O motivo, segundo a empresa, é “prevenir acidentes ou ataques diretos ao sistema”. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.