Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.
Continua após publicidade

Windows 10 tem lançamento hoje, e o download é grátis; veja como (e se vale a pena) baixar

Hoje é o dia de lançamento do Windows 10. É uma atualização de proporções gigantescas, que irá afetar centenas de milhões de pessoas – porque o Windows está presente em 91,8% de todos os desktops e notebooks do planeta. A nova versão é muito aguardada, porque nela a Microsoft promete corrigir os erros do Windows […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 dez 2016, 09h41 - Publicado em 29 jul 2015, 12h08

8-Start1Hoje é o dia de lançamento do Windows 10. É uma atualização de proporções gigantescas, que irá afetar centenas de milhões de pessoas – porque o Windows está presente em 91,8% de todos os desktops e notebooks do planeta. A nova versão é muito aguardada, porque nela a Microsoft promete corrigir os erros do Windows 8 – principalmente o maior deles, a malsucedida interface Metro, que prometia integrar PC, tablet e celular, mas na prática só deixava o PC mais difícil de usar.

O Windows 10 já estava disponível, em versão beta, há alguns meses. A partir de hoje, quem tem Windows 7 ou 8 começará a receber uma mensagem, na tela do próprio computador, avisando sobre a atualização – que é grátis. Basta dar um clique para aceitá-la (a instalação leva de 30 a 60 minutos). Mas e aí? Vale a pena? Quais precauções tomar? Vamos lá.

1. Vale a pena baixar a atualização?
Depende. O Windows 10 não tem inovações bombásticas. Na verdade, sua principal inovação é a volta do Menu Iniciar (que havia sido removido do Windows 8, numa medida que gerou polêmica e consternação entre os usuários). No novo Windows, ele voltou a ser como era antes, exceto por uma pequena melhoria – um painel adicional, do lado direito, que mostra atalhos dinâmicos, atualizados com informações da internet. Em vez de um simples ícone para a sua agenda, por exemplo, você verá um atalho que mostra os seus próximos compromissos. Exatamente como no Windows Phone.

Não é indispensável, mas é bacana. A assistente pessoal Cortana, que entende comandos de voz, também – mas ela não entende português, pelo menos não por enquanto. A outra novidade é o Microsoft Edge, um navegador totalmente novo que vem para substituir o Internet Explorer. É bem parecido com o Google Chrome, e pode até usar as Extensões (plug-ins) dele.

Continua após a publicidade

Se você adora experimentar coisas novas, vale a pena instalar o Windows 10. Se você usa o Windows 8, também – porque o novo sistema corrige vários problemas do antecessor, como menus confusos e fora de lugar. Agora, se você usa o Windows 7 e está feliz… talvez seja melhor esperar um pouco (segundo a Microsoft, haverá um ano de prazo para fazer o upgrade gratuito). Uma atualização de sistema operacional sempre envolve algum risco – veja a seguir o porquê disso.

2. É perigoso fazer o upgrade? Vou perder meus arquivos?
Em tese, migrar do Windows 7 ou 8 para o 10 é um processo tranquilo. A base do sistema é a mesma, não há grandes mudanças – não é como mudar do XP para o 7, por exemplo. E, lógico, o upgrade não apaga os seus programas, documentos e arquivos (mas nem pense em tentar antes de fazer um backup, ok? É imprescindível ter um backup, sempre – e hoje em dia, com a altíssima capacidade e os baixos preços dos HDs externos, não há desculpa para não fazer isso).

A chance de problemas é relativamente pequena, mas não é nula. Na prática, sempre poderá existir algum programa, ou algum driver, que não funciona com o novo sistema. Porque o Windows é compatível com uma infinidade de hardwares e softwares, que formam uma quantidade incalculável de combinações. E é muito difícil testar tudo isso antes de liberar o sistema. Às vezes as coisas só aparecem na prática. Por isso, é aconselhável esperar pelo menos uma semana a partir do lançamento -que está marcado para 29 de julho- antes de fazer a instalação.

Continua após a publicidade

3. E se eu não quiser atualizar?
Você simplesmente ignora, e fecha, a janelinha com a mensagem da Microsoft.

4. Tenho Windows pirata, e ouvi dizer que a Microsoft vai anistiar todo mundo. É verdade?
Não. Há um mal-entendido envolvendo o tema. Ele começou quando um diretor da Microsoft disse que todos os usuários de Windows 7/8, inclusive quem tem sistema pirata, poderiam baixar a nova versão. Mas, como a empresa esclareceu depois, isso não significa que os piratas serão anistiados. Eles conseguirão instalar a nova versão, mas seus computadores continuarão sendo “não-autorizados” pela Microsoft, que poderá impor sanções. Elas podem ir de coisas meramente incômodas, como mudar o papel de parede para preto e exibir uma mensagem dizendo que “este Windows não é original”, até medidas mais drásticas, como exigir a ativação (legalização) da máquina. É provável que as sanções tendam a ser brandas, inclusive porque a Microsoft pretende atrair o máximo possível de gente (ela quer que o W10 alcance 1 bilhão de máquinas nos próximos anos), mas elas poderão existir. E com certeza o novo Windows virá com sistemas antipirataria aprimorados. Para quem está na ilegalidade, o melhor é adquirir uma versão legal do sistema – ou migrar para uma opção gratuita, como o Ubuntu Linux.

5. Tenho Windows original, tudo em ordem. Mas não recebi o alerta da Microsoft oferecendo o Windows 10. O que eu faço?
O primeiro passo é ver se você tem instalads todas as atualizações do Windows 7 ou 8. Para fazer isso, clique em Iniciar, Windows Update, e deixe o sistema fazer a verificação. Se houver atualizações obrigatórias faltando, instale-as e reinicie o computador (ignore as atualizações marcadas como “opcionais”).  Vai aparecer um novo ícone, com o símbolo do Windows, na diagonal inferior direira da tela – ao lado do relógio. Clique nele para baixar o Windows 10. Se mesmo assim a opção não aparecer, tente fazer este procedimento corretivo. Também vale lembrar o seguinte: Windows corporativo (com administrador de domínio), como o que você provavelmente usa no seu trabalho, não irá receber automaticamente o Windows 10. O pessoal da TI da sua empresa é que irá decidir quando, e se, migrar para ele.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.