Macaco também é gente. Ou não?
Matthew: ele quer ser gente
Segundo antropólogos, chimpanzés não são humanos, mas a Associação Protetora dos Animais de Viena, na Áustria, não concorda. Eles querem que Matthew Hiasl Pan, um macaco de 26 anos, seja considerado uma “pessoa”. Tudo para garantir a guarda do animal caso o zoológico em que ele mora vá à falência – de acordo com a lei austríaca, só humanos têm esse direito.
O pedido será julgado pelo tribunal dos direitos humanos da França. O que você acha sobre isso? Qual o limite dos direitos humanos? Antes de opinar veja os prós e contras:
Prós: Ao contrário do que parece, alguns cientistas acreditam que não existe uma característica que separe o ser humano dos outros animais. Comportamentos antes creditados somente aos homens, como a habilidade de criar ferramentas, também são comuns a muitos outros primatas não-humanos. Afinal, dividimos 96% do nosso DNA com eles.
Contra: Você já se olhou no espelho hoje? E acha que por acaso poderia ser confundido com um chimpanzé? Pois então: humanos são humanos e macacos são macacos.