Apesar do conselho “coma frutas e verduras” ser amplamente difundido, não quer dizer que as pessoas realmente o sigam. Em janeiro, o departamento de saúde do governo americano publicou um documento que mostra que os americanos estão consumindo muito açúcar (que surpresa) e poucos alimentos naturais. Uma pesquisa, porém, pode ter a solução para esse panorama.
Segundo o Journal of Nutritional Education and Behavior, setas e emojis que guiam o olhar do consumidor até a seção de produtos naturais conseguem aumentar a quantidade de frutas e verduras compradas. O estudo revelou, ainda, que o orçamento planejado não aumentou para acomodar as mercadorias frescas.
Os emojis utilizados tinham grandes sorrisos e mostravam os dedões, em sinal de aprovação. Junto com as carinhas, setas verdes com os dizeres “siga o verde para saúde” e fotos de frutas e verduras foram expostos. Em duas semanas, compradores aumentaram em 8% o consumo de mercadorias de hortifruti.
Ou seja, produtos industrializados saíram dos carrinhos para darem lugar a frutas e verduras. Caso o uso de setas leve a um aumento de comidas saudáveis, “podemos desencadear uma mudança na saúde pública”, afirma Collin Payne, professor da New Mexico State University e líder da pesquisa.
Para o estudo, Payne e sua equipe se basearam em dois supermercados da mesma franquia e localizados em áreas parecidas, com o mesmo nível de pobreza e demografia. Os dados coletados foram coletados ao longo de duas semanas. Agora, a experiência será replicada em outros dois estabelecimentos, dessa vez, em locais com diferenças no nível de renda.
Com Ars Technica