Enquanto muitos passam a vida correndo atrás de dinheiro, o pequeno Charlie Naysmith tropeçou em uma pedra diferentona que pode deixá-lo rico – ao menos por um tempo. O estudante tropeçou em uma peça rara de vômito de baleia, que pode valer entre £ 10.000 e £ 40.000 (de R$ 30.000 a R$ 120.000).
O episódio rolou em Dorset (Inglaterra). O garoto ficou fascinado com a aparência da “pedra” que encontrou no chão e pegou-a para si. Depois de alguma pesquisa, descobriu que tratava-se de âmbar cinzento, uma substância com propriedades fixadoras, amplamente utilizada pela indústria de cosméticos para prolongar o cheiro dos perfumes.
No momento, o estudante está tentando decidir o que fazer com seu pequeno tesouro. Seu pai, Alex, contou que Charlie ama a natureza e tem fantasiado bastante sobre usar o lucro para construir um abrigo de animais. A família ainda espera respostas de especialistas em biologia marinha para dar destino definitivo à raridade regurgitada pela baleia.
O que se sabe – para a infelicidade dos vizinhos – é que o âmbar cinzento pode passar décadas flutuando no mar antes de chegar à baía. Ou seja: é bastante improvável que outra pedra do tipo apareça por aquelas bandas.
Não é a primeira vez que alguém enriquece usando vômito de baleia: há alguns anos, uma peça parecida foi encontrada em Streaky Bay (Austrália) e fez a alegria de um casal que passeava na praia. A pedra bizarra foi vendida pelo equivalente a meio milhão de reais.
Qualquer piada envolvendo “Nissim Ourfali” e “vômito de baleia” terá sido mera zoeira.