Popular no mundo inteiro, a Netflix se tornou um recurso indispensável para quem gosta de passar o tempo vendo filmes e séries. A plataforma tem como principal destaque títulos originais como Stranger Things, Orange is the New Black e House of Cards. O drama político, inclusive, é tão aclamado que o presidente russo Vladimir Putin mandou o seu Ministro de Defesa assisti-lo para ter ideia do funcionamento da política americana.
Outro membro do alto escalão da Rússia, Vladimir Medinsky não se encantou pela plataforma. Conhecido por suas declarações extremamente patrióticas, Medinsky afirmou, durante uma entrevista à agência de notícias Rambler, que a Netflix é usada como um projeto de controle mental americano, que tem como objetivo dominar todas as televisões do planeta: “E você achou que essas startups gigantescas surgem do nada? Um garoto sentou, pensou um pouco e aí bilhões de dólares começaram a chover?”.
Medinsky fez menção a uma frase dita pelo fundador soviético Vladimir Lenin sobre a influência do cinema sobre as massas e disse que “eles sabem, com a ajuda da Netflix, como entrar em cada casa, penetrar em cada televisão, dentro das cabeças de cada pessoa na Terra”.
Em 2012, o Ministro da Cultura lançou uma campanha defendendo acampamentos de verão patrióticos com direito a exercícios e filmes para ensinar aos jovens os ideais russos. Em 2015, o Ministrou voltou aos holofotes por defender uma “internet patriótica”, dizendo que o Ocidente lançou uma nova cruzada contra a Rússia. A última peripécia de Medinsky ocorreu no Fórum Econômico Internacional em São Petersburgo. Falando para representantes de diversos países, o russo sugeriu que as animações do país tinham muitas “caras asiáticas”.
Com Rferl