Um meteorito caiu na Rússia essa semana e deixou muita gente de cabelo em pé. Daí a Nasa avisou que um meteoro (grandão de verdade) passaria perto da Terra como não acontecia há muito tempo. Então todo mundo resolveu olhar mais pro céu e, na tarde do último domingo (17), mais de 20 cariocas fizeram registros fotográficos de uma “mancha” que se deslocava pelos céus da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Um deles foi Andrei Martins Soncin Santos, de 18 anos, que fotografou “uma luz incandescente” no céu de São João de Meriti por volta das 18h30. “Era visível a olho nu. Fiquei surpreso e comecei a filmar para saber se, com o zoom da câmera, dava para ver o que era”. Nem assim ele conseguiu identificar o objeto.
O Instituto de Pesquisas Espaciais diz que não dá para saber exatamente do que se trata. Uma das pesquisadoras descartou a hipótese de ser um meteoro, porque, nos vídeos, a passagem do objeto incandescente é muito lenta. Os meteoros costumam ser muito mais rápidos do que aquilo.
Pesquisador do Observatório Nacional, o astrônomo Fernando Roig ainda acha mais provável que o objeto seja um avião do que um meteoro. “Se durou de 5 a 10 minutos como relatado, não foi um meteoro. Pela hora do dia, com o sol já baixo, a coloração avermelhada do traço pode ser um reflexo do sol. Esse movimento de queda seria uma ilusão ótica, porque a trajetória do avião segue a curvatura da Terra”.
Pelo sim pelo não, dê um confere aqui no vídeo, fique de olho no céu e nas bancas: a Mundo Estranho também está ligada nos OVNIs e logo terá novidades sobre o assunto.
*Com informações do G1.