Relâmpago: Revista em Casa por R$ 9,90

Visto de cima e em câmera lenta: o jeito Wes Anderson de filmar

Por Jessica Soares
Atualizado em 3 set 2024, 10h24 - Publicado em 7 mar 2014, 12h52

grand-budapest

Estreia esta semana nos cinemas europeus e norte-americanos The Grand Budapest Hotel, oitavo longa metragem de Wes Anderson, diretor de filmes queridinhos dos cinéfilos como Rushmore (1998), Os Excêntricos Tenenbaums (2001) e, mais recentemente, Moonrise Kingdom (2012). No Brasil, vamos ter que esperar um pouco mais para conhecer Gustave H, porteiro do hotel europeu que dá título ao filme, e o seu amigo Zero Moustafa, dupla que se envolve no roubo (e na recuperação) de um valioso quadro renascentista. Por aqui, o longa tem estreia prevista para o dia 3 de abril – confira o trailer abaixo:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=BngvDllHqAc?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Se esta é a primeira vez que você esbarra nas cores e personagens peculiares que fazem da obra de Anderson tão singular pode até estranhar um pouco. Mas vale se deixar levar pelo diretor. Para além do estilo que salta aos olhos, os universos criados pelo artista são também repletos de sutilezas. Em uma entrevista à Vanity Fair, o cineasta declarou: “Este é o tipo de filme que eu gosto de fazer, em que há uma realidade inventada e a audiência é levada para um lugar em que, espero, nunca esteve antes. Detalhes – é disso que o mundo é feito”.

E parte da impressão digital que Anderson deixa em seus filmes está na câmera. No vídeo Wes Anderson // From Above, o videomaker koganada reuniu as diversas tomadas aéreas que, vira e mexe, aparecem na obra do diretor e ajudam a dar forma à atmosfera leve, jovial e levemente excêntrica que envolve seus filmes. Assista abaixo:

Continua após a publicidade

[vimeo 35870502 w=474 h=267]

Mais recentemente, foi a vez do artista Alejandro Prullansky lançar um olhar sob outra das assinaturas de Anderson – as tomadas em câmera lenta. Muito diferentes das cenas em slow motion que lotam filmes de ação de Zack Snyder, sob comando de Wes o tempo estendido marca momentos bem menos explosivos:

[vimeo 83728153 w=474 h=267]

Enquanto abril não chega, aproveite para revisitar os filmes e redescobrir estes e outros detalhes que ajudam a construir os mundos de Wes Anderson.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.