Se você mora nas regiões Sul, Sudeste ou Centro-Oeste do país sabe exatamente do que vamos falar. Todo ano é a mesma coisa. Lá por outubro, uma força superior determina que temos que mudar toda a nossa rotina, adiantando em uma hora os nossos relógios. É o tão odiado por alguns – ou amado por outros – horário de verão. Nessa lista, conheceremos 7 fatos curiosos sobre essa mudança de horário.
7 – Ele foi criado por um Pai Fundador
Você até pode achar que essa ideia de mudança de horário veio do além, mas não é nada disso. Quem implementou pela primeira vez um horário alternativo foi Benjamim Franklin. Ele percebeu, durante uma viagem a Paris, em 1784, que as pessoas acendiam velas para ficarem acordadas até mais tarde, mas não acordavam assim que o sol nascia. Com o novo horário, as pessoas poderiam aproveitar mais a luz do dia e economizariam em velas. A ideia ficou mais séria quando a primeira Guerra Mundial estourou. O objetivo era economizar energia para ajudar as tropas americanas.
6 – Seu corpo também é afetado
O nosso corpo, e as funções que ele exerce, estão sincronizados com o horário do relógio. Por exemplo, você já reparou que a fome começa a pintar por volta do meio-dia? Então é natural que ele também sofra com a mudança de horário. Aquela horinha que perdemos mexe com o tempo que temos para dormir. E essa alteração pode se refletir em mau humor, variações nos níveis hormonais, preguiça e falta de atenção.
5 – O número de acidentes aumenta e diminui
Calma que eu explico! Uma pesquisa da Universidade da Columbia Britânica constatou um aumento de até 17% no número de acidentes de trânsito na primeira segunda depois da mudança de horário. Por outro lado, as pessoas tendem a dirigir com mais cuidado quando está claro. Segundo pesquisa do Jornal de Prevenção e Análise de acidentes, o horário de verão evita 195 mortes de passageiros e motoristas e 171 mortes de pedestres anualmente.
4 – Economizamos energia
Ninguém fica com a luz de casa acesa quando ainda está claro.
O Horário de Verão causa uma economia de até 5% no consumo de energia elétrica. Pode parecer pouco, mas isso equivale a 50 milhões de reais que não saem dos cofres públicos. Vendo por esse lado, a mudança de horário não parece tão ruim, não é mesmo?!
3 – Ele já evitou um atentado
Em setembro de 1999, a Cisjordânia estava usando o horário de verão e a sua vizinha Israel, não. Terroristas do lado árabe prepararam bombas que seriam detonadas no lado israelense da fronteira. Só que, para a sorte dos israelenses, as bombas, que estavam programadas para estourar no horário da Cisjordânia, estouraram uma hora mais cedo do que o planejado. O resultado foi três terroristas mortos ao invés de dois ônibus lotados.
2 – As crianças ficam mais na rua
Ok, o Halloween não é tão popular aqui no Brasil, mas mesmo assim, esse dado é curioso: o número crianças mortas por atropelamento é quatro vezes maior na noite de 31 de outubro. Para tentar diminuir essa estatística, uma lei aprovada em 2007, aumentava o tempo de duração do horário de verão nos Estados Unidos até o primeiro domingo de novembro. Com mais luz do sol, os motoristas enxergam melhor os monstrinhos sedentos por açúcar e tomam mais cuidado ao volante.
1 – É mais seguro andar nas ruas
Não preciso nem dizer que ladrões preferem atacar quando está escuro, né? Aquele Sol extra deixa a caminhada ou a volta do trabalho/escola bem mais segura.