Assine SUPER por R$2,00/semana
Newsgames Por Blog
Continua após publicidade

10 jogos para entender os newsgames no Brasil

A ideia dessa lista surgiu numa aula que dei na Pós-Graduação da PUC-SP a convite do @andredeak. Como o próprio nome já diz, isso não é uma lista dos “melhores” jogos jornalísticos do Brasil. A ideia aqui é traçar uma linha do tempo com evolução das nossas produções. Sentiram falta de algum? 2007. “Nanopops da […]

Por Fred Di Giacomo
Atualizado em 21 dez 2016, 10h17 - Publicado em 5 out 2011, 12h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A ideia dessa lista surgiu numa aula que dei na Pós-Graduação da PUC-SP a convite do @andredeak. Como o próprio nome já diz, isso não é uma lista dos “melhores” jogos jornalísticos do Brasil. A ideia aqui é traçar uma linha do tempo com evolução das nossas produções. Sentiram falta de algum?

    Publicidade

    2007. “Nanopops da política internacional”, G1 
    Um dos primeiros jogos jornalísticos brasileiros, a missão era observar o rosto dos políticos e descobrir seus nomes.

     

    Publicidade

    2007. “Stripquiz”, Mundo Estranho
    Jogo passa conceitos básicos de educação sexual.  A cada resposta certa sobre temas como DSTs ou gravidez, a modelo tirava uma peça de roupa.


    2007
    . Soviets: O Quebra-Cabeça vermelho, Aventuras na História

    Encaixe os países nas áreas certas da antiga União Soviética. Se você erra, Borat aparece para tirar sarro da sua cara.


    2008.
    “CSI – Ciência Contra o Crime”, Superinteressante

    Primeiro newsgame da SUPERINTERESSANTE, CSI colocava o jogador na pele de um policial forense que deveria desvendar um assassinato. Estava interligado com a matéria de capa da edição de outubro de 2008 e era todo baseado em apuração jornalística. Um salto de complexidade nas produções nacionais.


    2008.
    Game das Eleições, Uai
     Seguindo os modos do “Candidate Match Game”, jogo convocava o internauta a responder uma série de perguntas para descobrir qual candidato a prefeito tinha mais a ver com ele. A Veja lançou um teste no mesmo ano, também inspirado no jogo do USA Today.

    Continua após a publicidade


    2009
    . “Desafio dos Craques”, Estadão

    Versão online do clássico “Supertrunfo” traz duelos de jogadores que disputavam o Brasileirão. Em 2011, o Estadão lançou um novo card game mais trabalhado chamado “Supercrise”.

    Publicidade


    2011.
    “Como funciona a bateria da escola Grande Rio”, IG

    Infográfico interativo no qual você pode comandar uma escola de samba. Dá ao jogador controle das seções rítmicas e se encaixa na definição de Ian Bogost de “game infografado”, onde você brinca com os dados.


    2011.
    “Filosofighters”, Superinteressante

    Game de luta, coloca grandes filósofos numa batalha de ideias e introduz noções de Filosofia para o jogador. Foi pensado de forma 360º e incluía infográfico para revista, jogo no site,  perfis de cada filósofo no Twitter, teaser no Youtube e frases d0s pensadores no Tumblr.

    Continua após a publicidade


    2011.
    “Missão Bioma”, Globo

    Grande jogo que estimula a defesa ambiental, envolvendo conteúdo jornalístico da rede Globo, testes de conhecimento e game online de tabuleiro inspirado no clássico “Plants vs Zombies”. Foi anunciado como o primeiro  newsgame da Rede Globo.


    2011.
    “Game Farroupilha: O Combate de Barro Vermelho”, RBS

    Game de guerra gaúcho recria uma das batalhas mais importantes da Revolução Farroupilha. Mais focado na diversão que na informação, faz referência ao clássico “Age of Empires”.

    Veja também:

    Publicidade

    -Como surgiram os newsgames da Superinteressante

    -6 links legais sobre newsgames

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.