Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

A água do mar fica mais ou menos salgada com o tempo?

Nem uma coisa, nem outra: os sais que chegam ao mar carregados pelos rios se depositam lentamente no fundo.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 Maio 2021, 19h14

A salinidade, atualmente, é estável – não aumenta nem diminui. Em média, 3,5% da massa da água do mar é sal. Mas a concentração varia conforme a frequência das chuvas, a temperatura ambiente (que influencia na evaporação) e até a localização: os polos e o equador são menos salgados que os trópicos. 

A água do mar não veio salgada de fábrica, é claro. Os sais chegaram – e chegam até hoje – de carona nos rios e córregos de água doce que deságuam no oceano. Conforme chove na terra firme, a água da chuva, ligeiramente ácida, causa erosão nas rochas. Os cursos d’água não retém esse material todo (caso contrário, seriam salgados). Eles carregam esses sedimentos para o mar, onde tudo se acumula. 

(Outra fonte de sais, cuja contribuição é bem menor, são as fendas no leito do oceano aquecidas por magma do manto terrestre. A água que se infiltra nessas cavidades ferve e fica repleta de sais oriundos das rochas circundantes.)

Ao todo, as bacias hidrográficas da Terra depositam 4 bilhões de toneladas de sais no oceano todos os anos. 85% dos átomos que caem na água são de cloro ou sódio – que juntos formam o cloreto de sódio, nosso sal de cozinha. Mas há muitos outros sais.

Continua após a publicidade

Se é assim, por que então a salinidade se mantém estável em vez de aumentar? É que esse sedimento não fica todo diluído no líquido: acredita-se que outras 4 bilhões de toneladas de material de origem mineral afundam e se acumulam no leito dos oceanos anualmente. Lá embaixo, esse sedimento todo vai se compactando e formando as rochas sedimentares, que ficam entremeadas de matéria orgânica oriunda de seres marinhos mortos. Dessa mistureba decomposta se formarão, milhões de anos depois, petróleo e gás natural. 

Fonte: textos “Why is the ocean salty?” e “Why is the ocean salty, but rivers flowing into it are not?”, da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) dos EUA. 

Pergunta de @polivalda, via Instagram.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.